Oração Ave Maria

Diário - Caderno IV

Cantarei a Misericórdia do Senhor

1301A madre Irena[479] recebe de modo surpreendente muita luz divina quanto a toda essa obra. Foi ela a primeira que permitiu a realização desses desejos do Senhor. Embora se tenha tornado minha superiora só dois anos depois da revelação, ela foi a primeira a ir comigo, quando começou a pintura da Imagem[480]e, agora, quando estão sendo impressas algumas coisas sobre a misericórdia divina e estão sendo feitos pequenos santinhos, novamente foi ela quem me acompanhou para cuidar desse assunto. Deus dispôs tudo isso de maneira estranha, porque tudo começou em Vilnius, e agora a vontade de Deus dispôs de tal forma as circunstâncias que essa questão veio a ser resolvida em Cracóvia. Sei como essa superiora é agradável a Deus. Vejo como Deus está dirigindo tudo e quer, nestes momentos importantes, que eu esteja sob a proteção dela... Agradeço-Vos, Senhor, por superioras assim, que vivem no amor e (47) no temor do Senhor. Por isso é que rezo muito por ela, porque foi ela quem teve mais trabalho nessa obra da misericórdia divina...

130229.09.[1937]. Hoje compreendi muitos mistérios de Deus. Soube que a santa Comunhão dura em mim até a Comunhão seguinte. Uma viva e sensível presença de Deus permanece na minha alma. Essa consciência mergulha-me num profundo recolhimento, sem nenhum esforço da minha parte... O meu coração é um tabernáculo vivente no qual se conserva a Hóstia viva. Nunca procurei a Deus em algum lugar distante, mas no meu próprio interior. Na profundeza do meu próprio ser, convivo com meu Deus.

1303Apesar de todas as graças, continuamente anseio pela união eterna com o meu Deus e, quanto mais O conheço, tanto mais ardentemente O desejo.

1304(48) J.M.J.

Com saudade olho para o céu estrelado,
no azul do firmamento profundo.
Para lá, até Vós, meu Deus, quer voar o coração puro
e deseja libertar-se dos laços corporais.

Com grande saudade olho para ti, minha pátria[481];
Quando acabará este meu exílio?
Assim clama a Vós, Jesus, Vossa esposa,
que agoniza de saudade de Vós.

Com saudade olho para as pegadas dos santos
que atravessaram por este deserto, alcançando a pátria.
Deixaram-me o exemplo da virtude e seus conselhos,
e dizem-me:"Paciência, irmã, os laços já não tardarão a cair".

Mas a alma saudosa não ouve essas palavras,
ela deseja vivamente o seu Deus e Senhor
e não compreende a linguagem dos homens,
porque por Ele apenas sente amor.

Minha alma saudosa, ferida de amor,
caminha através de tudo o que é criado
e une-se na eternidade imensurável (49)
com o Senhor, com quem meu coração está desposado.

Permiti, ó Deus, à minha alma saudosa
mergulhar em Vossa Trindade Divina!
Atendei a meus desejos, pelos quais suplico humildemente
com o coração repleto do fogo do amor.

1305Hoje veio à portaria certa pessoa, pedindo para ser aceita entre as "pequenas"[482]. No entanto, ela não pôde ser aceita. Essa alma necessitava muito da nossa casa. Durante a conversa com ela, renovou-se em mim a Paixão de Jesus. Quando se afastou, pratiquei por ela uma das maiores mortificações - na próxima vez, porém, não deixarei ir embora uma alma assim. Mesmo assim, por três dias sofri muito por essa alma. Lamento muito que sejam tão pequenos os nossos estabelecimentos, que não possam conter um número maior de almas. Meu Jesus, Vós sabeis quanto sofro por cada ovelha desgarrada...

1306(50) † Ó humildade, linda flor, vejo quão poucas almas te possuem; será porque és tão bela e, ao mesmo tempo, difícil de ser conseguida? Oh, sim, por uma e outra coisa. O próprio Deus nela se deleita. Para a alma humilde estão abertas as comportas do céu, e cai sobre ela um mar de graças. Oh, como é bela a alma humilde. De seu coração ergue-se, como de um turíbulo, todo o perfume, que é extremamente agradável, atravessa as nuvens e atinge o próprio Deus e enche de alegria o Seu Coração Santíssimo. Deus nada nega a uma tal alma. Uma alma assim é onipotente, ela influi no destino do mundo inteiro. Deus exalta semelhante alma até o Seu trono e, quanto mais ela se rebaixa, tanto mais Deus se inclina para ela, persegue-a com Suas graças e a acompanha em todos os momentos com o Seu poder. Uma tal alma está unida com Deus da maneira mais profunda. Ó humildade, enraíza-te profundamente em todo o meu ser. Ó Virgem puríssima, e todavia a mais humilde, ajudai-me a conseguir uma profunda humildade. (51) Agora compreendo por que há tão poucos santos; é que há poucas almas profundamente humildes.

1307Amor eterno, profundeza de misericórdia, ó Santidade Trina, mas uma só Divindade, que tendes um seio amoroso para todos, e como um bom Pai a ninguém menosprezais. Ó Amor divino, Fonte viva, derramai-Vos sobre nós, indignas criaturas. Que a nossa miséria não detenha as torrentes do Vosso amor, visto que para a Vossa misericórdia não existem limites.

1308Jesus, percebi como se Vos ocupásseis menos de mim. - Sim, Minha filha, faço subistituir-Me por teu diretor[483], ele se ocupa de ti segundo a Minha vontade. Respeita cada palavra dele como se fosse a Minha própria. Ele é o véu sob o qual estou escondido. O teu diretor e Eu somos um, e as palavras dele são palavras Minhas.

1309(52) Quando rezo a via-sacra, na décima segunda estação sinto uma comoção profunda. Aí reflito sobre o poder da misericórdia divina, que passou pelo Coração de Jesus. Nessa Chaga aberta do coração de Jesus encerro toda a pobre humanidade... e certas pessoas, a quem amo em particular - todas as vezes que rezo a via-sacra. Dessa fonte de misericórdia saíram esses raios, isto é, o Sangue e a Água. Eles, com a imensidão da sua graça, inundam o mundo inteiro...

1310Quando a gente está doente e fraca, esforça-se sem cessar para dar conta do que todos fazem habitualmente, mas nem desse "habitualmente" a gente pode sempre dar conta. Mas agradeço-Vos, Jesus, por tudo. Não é a grandeza dos trabalhos, mas a grandeza do esforço que será recompensada. O que se faz por amor não é pequeno, ó meu Jesus, visto que o Vosso olhar tudo vê. (53) Não sei por que me sinto tão excepcionalmente mal pela manhã. Para levantar da cama tenho que concentrar todas as forças e, algumas vezes, até preciso de heroísmo. Só ao me lembrar da santa Comunhão, recupero um pouco as forças. De modo que o meu dia começa com luta e termina com luta. Quando vou descansar, sinto-me como um soldado que volta do campo de batalha. O que esse dia contém em si, só Vós o sabeis, meu Mestre e Senhor.

1311Meditação. Durante a meditação, a irmã que tem o genuflexório a meu lado costuma tossir bastante, algumas vezes sem interrupção. Em determinado momento tive a ideia de mudar de lugar durante a meditação, visto que já era depois da santa Missa. Contudo, pensei que, se mudasse de lugar, essa irmã perceberia e poderia ficar de certo modo desapontada por eu me afastar dela. Resolvi perseverar na oração, no meu (54) lugar, oferecendo a Deus esse ato de paciência. Ao final da meditação a minha alma foi inundada pelo consolo de Deus, na medida em que o meu coração era capaz de suporte, e o Senhor me fez conhecer que, se me tivesse afastado dessa irmã, eu também me teria afastado dessas graças que desceram na minha alma.

1312† Jesus veio hoje à portaria na figura de um jovem pobre. Esse miserável jovem, com as vestes terrivelmente rasgadas, descalço e de cabeça descoberta, estava com muito frio, porque o dia era chuvoso e frio. Pediu algo quente para comer. Fui à cozinha e nada encontrei para os pobres, mas depois de procurar melhor, achei um pouco de sopa, que esquentei, ajuntei um pedaço de pão e ofereci ao pobre, que a tomou. No momento em que ele estava me entregando o prato, permitiu-me conhecer que era o Senhor do céu e da terra. Logo que vi quem era Ele, desapareceu diante dos meus olhos. (55) Entrando na casa refleti sobre o que tinha sucedido na portaria, e ouvi estas palavras na alma: Minha filha, chegaram aos Meus ouvidos as bênçãos dos pobres que, afastando-se da portaria, Me bendizem, e gostei dessa tua caridade nos limites da obediência e por isso desci do trono, para saborear o fruto da tua misericórdia.

1313Ó meu Jesus, agora vejo claramente e compreendo tudo o que há pouco me sucedeu. Eis porque me perguntava: que pobre é esse, que reflete tamanha modéstia? Desde esse momento, o meu coração inflamou-se de um amor ainda mais puro para com os pobres e necessitados. Oh, como me alegro por me terem dado, as superioras, este trabalho. Sei bem que a misericórdia é variada: sempre e em toda parte e todas as vezes pode-se praticar o bem. O ardente amor a Deus vê ao seu redor a incessante necessidade de se doar pela ação, pela palavra e pela oração. Agora compreendo (56) as palavras que me dissestes outrora, Senhor.

1314† Oh, quantos esforços preciso fazer para cumprir bem as minhas obrigações, quando a saúde é tão fraca. Apenas Vós o sabeis, ó Cristo.

1315† Nos momentos de abandono interior não perco a calma, porque sei que Deus nunca abandona a alma, a não ser unicamente quando a própria alma, pela infidelidade, rompe o laço do amor. No entanto, todas as criaturas, sem exceção, dependem do Senhor e são sustentadas pelo Seu poder. Umas são guiadas pelo amor, outras pela justiça. De nós depende escolher sob que poder queremos viver, visto que a ajuda da graça suficiente a ninguém é negada. Não me atemoriza, absolutamente, o aparente abandono. Examino-me mais a fundo, para ver se não é culpa minha. Se não for - sede bendito.

1316(57) 01.10.1937. Filha, necessito de sacrifício repleto de amor, porque apenas esse tem valor diante de Mim. Grandes são as dívidas contraídas pelo mundo diante de Mim. Podem pagá-las as almas puras, pelo seu sacrifício, praticando a misericórdia em espírito. Compreendo as Vossas palavras, Senhor, e a extensão da misericórdia que deve brilhar na minha alma.

1317- Jesus: Sei, Minha filha, que as compreendes e fazes tudo que está ao teu alcance, mas escreve-o para muitas almas que por vezes se preocupam por não possuírem bens materiais, para com eles praticar a misericórdia. A misericórdia do espírito, porém, tem um mérito muito maior, e para ela não é preciso ter nem autorização nem depósito, porque é acessível a todos. Se a alma não praticar a misericórdia de um ou de outro modo, não alcançará a Minha misericórdia no dia do Juízo. Oh, se as almas soubessem armazenar os tesouros eternos, não seriam julgadas - prevenindo o Meu julgamento com obras de misericórdia.

1318(58) 10.10.[1937]. Ó meu Jesus, para Vos agradecer por muitas graças ofereço-Vos a alma e o corpo, a inteligência e a vontade e todos os sentimentos do meu coração. Pelos votos, entreguei-me toda a Vós, nada mais tenho que Vos possa oferecer. - Jesus me disse: Minha filha, não Me ofereceste o que é verdadeiramente teu. Aprofundei-me em mim e conheci que amo a Deus com todas as faculdades da minha alma e, não podendo conhecer o que era que não tinha entregado ao Senhor, perguntei: "Jesus, dizei-me o que é, e Vos entregarei imediatamente com generosidade de coração". - Jesus disse-me bondosamente: Filha, entrega-Me a tua miséria, porque ela é tua propriedade exclusiva. Nesse momento, um raio de luz iluminou a minha alma e conheci todo o abismo da minha miséria. Nesse mesmo instante, reclinei-me no Sacratíssimo Coração de Jesus com tanta confiança que, ainda que tivesse sobre a minha consciência os pecados de todos os condenados, não duvidaria (59) da misericórdia divina - mas, com o coração reduzido a pó, eu me lançaria no abismo da Vossa misericórdia. Creio, ó Jesus, que não me afastaríeis de Vós, mas me daríeis a absolvição pela mão do Vosso representante.

1319Vós morrestes, Jesus, mas uma fonte de vida jorrou para as almas, e abriu-se um mar de misericórdia para o mundo. Ó Fonte de Vida, insondável misericórdia de Deus, envolvei o mundo todo e derramai-Vos sobre nós.

1320Às três horas da tarde, implora a Minha misericórdia especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve momento, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Essa é a Hora da grande misericórdia para o mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir pela Minha Paixão...

(60)

1321J.M.J.

Saúdo-Vos, Coração misericordiosíssimo de Jesus,
fonte viva de todas as graças,
nossa única proteção e refúgio,
em Vós tenho o brilho da esperança!

Saúdo-Vos, Coração compassivo de meu Deus,
insondável fonte viva de amor
da qual brota a vida para o homem pecador,
fonte de toda a doçura.

Saúdo-Vos, Chaga aberta do Coração santíssimo,
da qual saíram os raios da misericórdia
e da qual nos foi dado haurir a vida
somente com o vaso da confiança.

Saúdo-Vos, Bondado divina, imperscrutável
jamais medida nem aprofundada,
cheia de amor e misericórdia, mas sempre santa,
como uma boa mãe, debruçada sobre nós.

Saúdo-Vos, Trono de misericórdia, Cordeiro de Deus
que por mim destes a vida em sacrifício,
diante do qual minha alma todos os dias se humilha
vivendo em fé profunda.

[Fim do quarto caderno do manuscrito do Diário].


>> Caderno V de 1322 a 1400

 

 

 

Referência

Livro Santa Irmã Maria Faustina Kowalska - Diário - A Misericórdia Divina na minha alma.