Oração Ave Maria

Diário - Caderno II

Cantarei a Misericórdia do Senhor pelos séculos

901† Há uma determinada pessoa que me exercita na paciência. Tenho que dedicar muito tempo para ela. Quando converso com ela, sinto que ela mente, e constantemente. Mas, como me fala de coisas distantes, que não posso verificar, suas mentiras passam. Porém, no íntimo estou convencida de que não há verdade (264) no que me diz. Quando, uma vez, me assaltaram dúvidas de que também eu podia enganar-me, e que talvez ela estivesse dizendo a verdade, pedi a Nosso Senhor que me desse este sinal: se ela, de fato estivesse mentindo, que ela mesma o confessasse sobre alguma coisa que eu interiormente estivesse julgando ser falsidade. E, se ela dissesse a verdade, então que Jesus tirasse de mim aquela suspeita. Pouco depois, ela veio de novo falar comigo e me disse: "Irmã, peço-lhe muitas desculpas, mas eu menti em tal e tal coisa" - e compreendi que a luz que tinha recebido interiormente a respeito dessa pessoa não me tinha enganado.

90229.01.1937. Hoje dormi demais; tenho apenas um minutinho para não me atrasar para a santa Comunhão, porque a capelinha se encontra a uma boa distância da nossa seção[381]. Quando saí, a neve chegava à altura dos meus joelhos; mas antes de pensar que o médico não me teria permitido sair com uma neve assim, já me encontrava com o (265) Senhor na capela. Recebi a santa Comunhão e já estava de volta. Ouvi na alma estas palavras: Minha filha, descansa junto ao Meu Coração, conheço os teus esforços. A minha alma fica ainda mais alegre quando assim me encontro perto do Coração do meu Deus.

30.01.1937. Retiro de um dia

903Conheço cada vez mais a grandeza de Deus e alegro-me com Ele. Permaneço com Ele continuamente no fundo do meu coração. O mais fácil para mim é reencontrar a Deus na minha própria alma.

904Durante a meditação, ouvi estas palavras: Minha filha, tu Me dás a maior glória pela paciente submissão à Minha vontade, e para ti acumulas tão grandes méritos que não o conseguirias nem com jejuns, nem com nenhuma espécie de mortificações. Deves saber, Minha filha, que, se submetes a tua vontade à Minha, atrais sobre ti a Minha especial predileção. Este sacrifício Me é agradável e cheio de doçura. Nele Me deleito, ele tem poder.

905(266) † Exame de consciência, continuação da mesma coisa: união com Jesus Misericordioso. Prática: recolhimento interior, isto é, estrita observância do silêncio.

906† Nos momentos difíceis, fixarei o meu olhar no aberto e silencioso Coração de Jesus na cruz, e das chamas fulgurantes que irrompem do misericordioso Coração de Jesus fluirão para mim força e vigor para a luta.

907Coisa estranha: no inverno, um canário tinha vindo para debaixo da minha janela cantando lindamente durante algum tempo. Quis certificar-me se ele era daqui, de alguma gaiola, mas não, não estava em qualquer parte, nem mesmo na outra seção. Uma das pacientes também ouviu, mas apenas uma vez, e admirou-se como pode um canário cantar nesta época do inverno.

908† Ó Jesus, como tenho pena dos pobres pecadores! Jesus, concedei-lhes contrição e arrependimento, lembrai-Vos da Vossa dolorosa Paixão. Conheço a Vossa infinita misericórdia e não posso suportar que uma alma que tanto Vos custou tenha que perecer. Jesus, dai-me as almas dos pecadores, (267) que a Vossa misericórdia descanse neles. Tirai-me tudo, mas dai-me as almas. Desejo tornar-me uma vítima de expiação pelos pecadores. Que o invólucro do meu corpo esconda o meu sacrifício, visto que também o Vosso Santíssimo Coração está escondido na Hóstia e, no entanto, sois um sacrifício vivo.

Transformai-me em Vós, ó Jesus, para que eu seja um sacrifício vivo e agradável a Vós. Desejo a todo momento dar-Vos satisfação pelos pecadores. A oblação do meu espírito se esconde sob o véu do corpo. O olho humano não o percebe, e por isso é puro e agradável a Vós. Ó meu Criador e Pai de grande misericórdia, confio em Vós, porque sois bondade pura. - Almas, não tenhais medo de Deus, mas confiai Nele, porque Ele é bom e eterna é a Sua misericórdia.

909† Conhecemo-nos mutuamente, o Senhor e eu, na morada do meu coração. Sim, agora sou eu que Vos recebo como hóspede no pequeno lar do meu coração, mas aproxima-se o tempo em que me chamareis para a Vossa morada, aquela que me preparastes desde a fundação do mundo. Oh, o que sou eu diante de Vós, Senhor!

910(268) O Senhor me conduz para um mundo que me é desconhecido, dá-me a conhecer a Sua grande graça; mas eu tenho receio dela e não me submeterei à sua influência, na medida em que depender de mim, até que me certifique com o meu diretor espiritual de que graça se trata.

911Em determinado momento, a presença de Deus tomou todo o meu ser. A minha mente foi misteriosamente iluminada no conhecimento da Sua Essência; admitiu-me ao conhecimento da Sua vida interior. Vi em espírito as Três Pessoas Divinas, mas a Sua Essência é Única. Ele é um só, único, mas em três Pessoas; nenhuma Delas sendo menor ou maior; não há diferença, nem na beleza, nem na santidade, porque são um. Um, absolutamente um. O Seu amor levou-me a esse conhecimento e me uniu a Si. Quando eu estava unida com uma [das Pessoas divinas], estava igualmente unida com a Segunda e a Terceira, porque, quando nos unimos com uma, por isso mesmo nos unimos com as outras duas Pessoas - assim como nos unimos com uma. Uma só é a Sua vontade, um Deus, ainda que Trino em Pessoas. Quando uma das três Pessoas (269) comunica-se com a alma, em virtude dessa única vontade a alma está unida com as três Pessoas e é inundada de felicidade, que procede da Santíssima Trindade. Os santos alimentam-se com essa felicidade. A felicidade que jorra da Santíssima Trindade torna feliz toda a criação; faz brotar a vida que vivifica e anima toda espécie de vida que Nele tem sua origem. Nesses momentos, a minha alma experimenta tão grandes delícias divinas que me é difícil expressar.

912De repente, ouvi serem pronunciadas certas palavras; são estas: Quero-te como minha esposa. - O temor atravessou a minha alma, mas, sem inquietação, eu fiquei refletindo que gênero de esponsais seriam esses. E cada vez que o temor tornava a invadir a minha alma, um poder superior vinha nela estabelecer a paz.

Afinal, fiz os votos perpétuos, e eu os fiz com inteira e livre vontade; Portanto, reflito continuamente sobre o significado disso. Sinto e percebo que deve ser alguma graça excepcional. Quando reflito sobre ela, desfaleço por Deus, mas, nesse desfalecimento, a mente está clara e repassada de luz. Quando estou unida (270) a Ele, desfaleço de excesso de felicidade, mas a minha mente permanece lúcida, pura e livre de quaisquer sombras. - Rebaixais a Vossa majestade para conviver com uma pobre criatura. Agradeço-Vos, Senhor, por essa grande graça, que me torna capaz de conviver Convosco. Jesus, Vosso Nome é minha delícia. Sinto de longe o meu Amado, e a minha alma saudosa descansa em Seu abraço. Não sei mais como viver sem Ele. Prefiro estar com Ele em tormentos e sofrimento a ficar sem Ele nas maiores delícias do céu.

91302.02.1937. Hoje, desde manhã cedo, apodera-se da minha alma o recolhimento em Deus. Durante a santa Missa, pensei que veria o Menino Jesus, como frequentemente O vejo; no entanto, desta vez, durante a santa Missa vi Jesus Crucificado. Jesus estava pregado na cruz e em grandes tormentos. Senti-me compenetrada em corpo e alma por aquele sofrimento de Jesus, ainda que de maneira invisível, mas nem por isso menos dolorosa.

914Oh, que terríveis mistérios ocorrem durante a santa Missa. Um grande mistério realiza-se durante a santa Missa. (271) Com quanta devoção deveríamos ouvir e participar dessa morte de Jesus! Conheceremos um dia o que Deus faz por nós em cada santa Missa e o grande dom que nela nos prepara. Somente Seu amor divino pôde proporcionar tal dádiva. Ó Jesus, meu Jesus, que grande dor domina a minha alma ao ver a fonte de vida que jorra com tanta doçura e força para cada alma. E, no entanto, vejo almas murchas que secam por sua própria culpa. Ó meu Jesus, fazei que a força da misericórdia envolva essas almas.

915† Ó Maria, uma espada terrível[382] transpassou hoje Vossa santa alma. Além de Deus, ninguém sabe do Vosso sofrimento. A Vossa alma não se abate, mas é corajosa, porque está com jesus. Doce Mãe, uni meu coração a Jesus, porque só então suportarei todas as provações e experiências, e somente em união com Jesus os meus pequenos sacrifícios serão agradáveis a Deus. Mãe dulcíssima, ensinai-me a vida interior. Que a espada dos sofrimentos nunca me abata. Ó Virgem pura, derramai coragem no meu coração e velai por ele.

916(272) † O dia de hoje é, para mim, muito especial; apesar de ter passado por tantos sofrimentos, minha alma está cheia de grande alegria. No quarto ao lado estava uma mulher judia muito doente. Há três dias, fui visitá-la. Senti uma dor na alma ao saber que ela morreria logo, sem que sua alma fosse purificada pela graça do batismo. Falei com a irmã enfermeira, para que lhe fosse administrado o batismo, quando se aproximasse o último momento. Mas surgiram dificuldades, porque sempre havia judeus perto dela. No entanto, senti na alma inspiração para rezar diante da Imagem que Nosso Senhor me mandou pintar. Tenho um livrinho, e em sua capa está uma cópia desta Imagem da Misericórdia de Deus. E disse ao Senhor: "Jesus, Vós mesmo me dissestes que concedereis muitas graças através desta Imagem, por isso peço-Vos a graça do santo batismo para esta judia, não importa quem a batize, contanto que seja batizada". - Após essas palavras fiquei extraordinariamente tranquila. Tive a absoluta certeza de que, apesar das dificuldades, a água do santo batismo se derramaria sobre essa alma.

E à noite, (273) quando ela estava muito fraca, levantei três vezes para vê-la, procurando o momento apropriado de lhe conceder essa graça. Pela manhã, sentiu-se um pouco melhor. À tarde, começou a aproximar-se o último momento. A irmã enfermeira disse que seria difícil administrar-lhe essa graça, porque estavam sempre perto dela. E chegou o momento em que a doente começou a perder a consciência, por isso começaram a correr, um em busca do médico, outros a outros lugares, em busca de socorro para a doente, de modo que ficou sozinha e, então, a irmã enfermeira administrou-lhe o santo batismo[383]. E, antes que todos voltassem, sua alma estava bela, adornada da graça de Deus, e logo sobreveio a agonia. A agonia durou pouco, como se aquela mulher simplesmente tivesse adormecido. De repente, vi sua alma, que entrava no céu em maravilhosa beleza. Oh, como é bela a alma na grança santificante; a alegria reinou em minha alma por eu ter obtido diante dessa imagem uma tão grande graça para essa alma.

917Oh, como é grande a misericórdia de Deus; que toda alma a glorifique. Ó meu Jesus, essa alma Vos cantará por toda a eternidade o hino da misericórdia. (274) Não esquerei a impressão que se gravou em mim nesse dia. Já é a segunda grande graça que aqui consegui para as almas diante da Imagem.

Oh, como o Senhor é bom e cheio de compaixão! Jesus, como Vos agradeço por essas graças.

91805.02.37. Meu Jesus, apesar de tudo, eu desejo muito unir-me a Vós. Jesus, se for possível, levai-me para Vós, porque tenho a impressão de que o meu coração se despedaçará de saudade de Vós.

Oh, quanto sofro por me encontrar no exílio. Quando é que estarei na casa do nosso Pai e me saciarei da felicidade que provém da Santíssima Trindade? Mas, se é da Vossa vontade que eu ainda viva e sofra, desejo, então, o que para mim destinastes. Deixai-me na terra enquanto quiserdes, ainda que seja até o fim do mundo. Ó vontade do meu Senhor, sede minha delícia e o enlevo da minha alma. Embora a terra seja tão povoada, eu me sinto sozinha, e a terra é um terrível deserto para mim. Ó Jesus, Jesus, Vós sabeis e conheceis o fervor do meu coração; somente Vós, ó Senhor, podeis saciar-me.

919(275) † Hoje, quando chamei a atenção de uma mocinha para que não ficasse horas no corredor com os homens, porque isso não fica bem para uma mocinha que se preze, ela me pediu desculpas e prometeu que se corrigiria; chorou ao reconhecer a sua imprudência. Quando eu lhe dizia essas poucas palavras sobre o comportamento moral, os homens de toda a sala reuniram-se e ouviram esse ensinamento. Até os judeus ouviram um pouco do que deles falei. Certa pessoa disse-me depois que enconstaram os ouvidos à parede e ouviram em recolhimento. Eu, estranhamente, percebi que eles estavam escutando, mas mesmo assim disse o que tinha para dizer. As paredes aqui são tão finas que, embora a gente fale baixo, assim mesmo tudo se ouve.

920† Está aqui conosco uma pessoa que outrora foi nossa educanda. Obviamente - põe à prova a minha paciência, vindo visitar-me várias vezes ao dia. Depois de cada visita fico cansada, mas reconheço que Nosso Senhor me enviou essa alma. Que em tudo sejais louvado, ó Senhor. A paciência dá glória a Deus. Oh, como são pobres as almas!

921(276) 06.02.[1937]. Hoje o Senhor me disse: Minha filha, dizem-Me que tens muita simplicidade, então por que não Me falas de tudo o que se relaciona contigo - mesmo dos mínimos detalhes? Fala-Me de tudo; deves saber que Me causarás grande alegria com isso. - Respondi: "Vós sabeis de tudo, ó Senhor." - E respondeu-me Jesus: Sim, Eu sei, porém tu não te deves escusar-te pelo fato de Eu saber, mas com a simplicidade de uma criatura fala-Me de tudo, porque tenho o ouvido e o coração inclinados para ti, e a tua fala Me é agradável.

922† Quando comecei essa grande novena por três intenções, vi no chão um inseto e pensei: como apareceu ele aqui no inverno? Então ouvi na alma estas palavras: Estás vendo, Eu penso nele e o sustento, e o que é ele em comparação contigo? Por que motivo a tua alma atemorizou-se por um momento? Pedi perdão ao Senhor por esse momento. Jesus quer que eu seja sempre uma criança, que deixe a Ele todos os cuidados e me submeta cegamente à Sua vontade. Ele se encarregou de tudo.

923(277) 07.02.[1937]. Hoje disse-me o Senhor: Estou exigindo de ti um sacrifício perfeito de oblação - o sacrifício da vontade. Nenhum outro sacrifício pode-se comparar com esse. Sou Eu mesmo que dirijo a tua vida e faço tudo de tal forma que sejas para Mim contínuo sacrifício. Farás sempre a Minha vontade e, para completar esse sacrifício, te unirás a Mim na cruz. Sei o que podes. Eu mesmo te darei muitas ordens diretamente, mas atrasarei e farei depender de outros a possibilidade da sua execução. Mas o que as superioras não conseguirem, Eu mesmo completarei diretamente em tua alma. E, no mais oculto recôndito da tua alma, haverá um sacrifício perfeito de holocausto, e não só por algum tempo, pois deves saber, Minha filha, que esse sacrifício durará até a morte. Mas virá o tempo em que Eu, o Senhor, satisfarei todos os teus desejos. Sinto por ti uma predileção, como por uma hóstia viva. Que nada te atemorize, porque Eu estou contigo.

924Hoje recebi um bilhete confidencial da superiora[384], dizendo que não posso ficar junto dos moribundos e, portanto, mandarei no meu lugar essa obediência para os agonizantes, e ela os fortalecerá. Essa é a vontade de Deus e isso me basta; o que não compreendo agora, saberei mais tarde.

92507.02.1937. Hoje rezei com mais fervor do que nunca na intenção do Santo Padre e de três sacerdotes[385], para que Deus os inspira no que está exigindo de mim, porque deles depende a realização disso. Oh, como fiquei contente ao saber que o Santo Padre encontra-se melhor de saúde[386]. Hoje ouvi quando ele estava falando ao Congresso Eucarístico[387], e transportei-me para lá espiritualmente, para receber a bênção apostólica.

92609.02.1937. Último dia do carnaval. Nestes dois últimos dias de carnaval tive a experiência da enorme torrente de castigos e pecados. O Senhor me fez conhecer, num instante, os pecados do mundo inteiro cometidos nesse dia. Desfaleci de terror e, apesar de conhecer toda a profundeza da misericórdia de Deus, admiro-me que Deus permita que a humanidade exista. E o Senhor me fez conhecer quem sustenta a existência da humanidade: são as almas escolhidas. Quando se completar o número dos escolhidos, o mundo cessará.

927Nesses dois dias recebi a santa Comunhão (279) como ato de reparação e disse ao Senhor: "Jesus, hoje ofereço tudo pelos pecadores, que os golpes da Vossa justiça caiam sobre mim, e o mar da misericórdia envolva os pobres pecadores". - E o Senhor atendeu ao meu pedido; muitas almas voltaram ao Senhor, mas eu agonizava sob o peso da justiça de Deus; sentia que era objeto da ira de Deus Altíssimo. À noite, o meu sofrimento atingiu tão grande abandono interior que gemidos saíam do meu peito, mesmo contra a minha vontade. Fechei-me à chave em meu quarto e comecei a adoração, ou seja, a Hora Santa. A desolação interior e aquela experiência da justiça de Deus - eram a minha oração. Os gemidos e a dor que saíam da minha alma ocuparam o lugar do doce diálogo com o Senhor.

928Então, de repente, vi o Senhor, que me estreitou ao Seu peito e me disse: Minha filha, não chores, porque não posso suportar as tuas lágrimas. Concederei tudo o que pedes, mas não chores mais. E inundou-me uma grande alegria (280) e o meu espírito, como de costume, mergulhou Nele como em meu único tesouro. Neste dia conversei ainda mais com Jesus, encorajada pela Sua bondade.

929E quando descansei junto ao Seu dulcíssimo Coração, disse-lhe: "Jesus, tenho tantas coisas para Vos dizer". - E o Senhor disse bondosamente: Fala, Minha filha. E comecei a expor as dores do meu coração, isto é, que me preocupo tanto com toda a humanidade, que "nem todos Vos conhecem, e aqueles que Vos conhecem não Vos amam, como sois digno de ser amado. Vejo ainda como os pecadores Vos ofendem terrivelmente e ainda a grande opressão e perseguição aos fiéis, especialmente dos Vossos servos. Vejo depois muitas almas que correm às cegas para o terrível abismo do inferno. Vede, Jesus, que esta é a dor que corrói o meu coração e os meus ossos e, ainda que me dispenseis o Vosso especial amor e me inundeis o coração com as torrentes da Vossa alegria, tudo isso não acalma os sofrimentos que Vos mencionei, mas antes fere ainda mais vivamente (281) o meu pobre coração. Oh, como desejo ardentemente que a humanidade toda se volte com confiança para a Vossa misericórdia, e então o meu coração ficará aliviado, vendo a glória do Vosso Nome". - Jesus ouviu essas confidências do meu coração com seriedade e atenção, como se não soubesse disso, como que ocultando diante de mim o Seu conhecimento dessas coisas. Era por isso mesmo que me sentia mais à vontade para falar. E o Senhor me disse: Minha filha, agrada-Me a linguagem do teu coração; pela recitação desse Terço aproximas a humanidade de Mim. Após essas palavras, vi que estava sozinha, mas a presença de Deus está sempre na minha alma.

930Ó meu Jesus, embora eu vá ao Vosso encontro e fique repleta de Vós, tornando assim completa a minha felicidade - nem por isso me esquecerei da humanidade. Desejo entreabrir os véus do céu, para que a terra não duvide da misericórdia de Deus. O meu descanso está na proclamação da Vossa misericórdia. A alma dá a maior glória ao seu Criador quando se volta com confiança à misericórdia de Deus.

931(282) 10.02.[1937]. Hoje é Quarta-Feira de Cinzas.

Durante a santa Missa, por um breve momento, senti a Paixão de Jesus em meus membros[388]. A Quaresma é um tempo especial de trabalhos sacerdotais. É preciso ajudar os padres na salvação das almas.

932Faz alguns dias, escrevi uma carta ao meu diretor[389], pedindo autorização para algumas pequenas práticas durante a Quaresma. Como não tinha licença do médico para ir à cidade, tive que resolver isso por correspondência. No entanto, hoje já é Quarta-Feira de Cinzas e não tenho resposta. De manhã, após a santa Comunhão, comecei a pedir a Jesus que inspirasse o meu diretor com a Sua luz, para que ele me respondesse, e conheci em minha alma que o padre não se opunha a essas práticas que lhe pedi, que ia conceder-me a sua autorização. Assim tranquilizada, comecei a exercitar-me nas práticas que pedi. No mesmo dia à tarde recebi a sua carta, informando-me que de boa vontade me concedia a sua autorização para realizar o que eu havia solicitado; (283) fiquei imensamente feliz, ao verificar que o meu conhecimento interior está de acordo com a opinião do diretor espiritual.

933Então ouvi estas palavras na alma: Receberás maior recompensa pela tua obediência e subordinação ao confessor do que pelas próprias práticas em que te exercitares. Minha filha, deves saber e proceder de acordo com isto: qualquer coisa, ainda que a mais insignificante, se tiver o selo da obediência do Meu representante - é agradável e grande aos Meus olhos.

934Pequenas práticas para a Quaresma. Ainda que queira e deseje, não posso exercitar-me em grandes mortificações, como antigamente, visto que estou sob rigorosa vigilância do médico. Mas posso exercitar-me em coisas menores e em primeiro lugar - dormir sem travesseiro, ficar um pouco com fome, recitar diariamente com os braços estendidos o Terço que o Senhor ensinou-se, rezar alguma vez com os braços estendidos por tempo indeterminado (284) uma oração sem fórmula. Intenção: pedir misericórdia para os pobres pecadores e, para os sacerdotes, o poder de sensibilizar os corações pecadores.

935A minha união com as almas agonizantes é estreita como antigamente. Frequentemente acompanho uma alma agonizante, mesmo de uma grande distância. Mas experimento a maior alegria quando vejo que a promessa da Misericórdia está se cumprindo nessas almas. O Senhor é fiel - cumpre o que promete.

936† Certa pessoa, que estava na nossa seção, estava morrendo e sofria terrivelmente. Agonizou por três dias e, de vez em quando, recuperava por momentos a consciência. Todos rezavam por ela. Também eu queria ir, porém a madre superiora proibiu-me visitar os agonizantes; por isso, eu rezava em meu quarto por essa almazinha, mas ouvi que ainda sofria, e não se sabia quando terminaria. De repente, alguma coisa tocou-me na alma e eu disse ao Senhor: "Jesus, se tudo o que faço Vos é agradável, (285) peço-Vos, como uma prova, que essa almazinha não sofra, mas passe imediatamente à felicidade eterna". - Alguns minutos depois, vim a saber que essa almazinha adormeceu tão tranquilamente e depressa que nem deu tempo para acender a vela.

937† Direi mais uma coisa sobre o diretor da minha alma. É estranho que haja tão poucos sacerdotes que saibam como infundir na alma força, coragem e vigor, de modo que a alma possa fazer constantes progressos sem se cansar. Sob tal direção, a alma, mesmo com poucas forças, pode fazer muito pela glória de Deus. E conheci aí um segredo, isto é, que o confessor ou diretor não menospreza as pequenas coisas que a alma lhe apresenta. E, quando a alma percebe que está sendo orientada começa a exercitar-se e não abandona a menor oportunidade de praticar a virtude, evitanto mesmo as menores faltas - desses esforços, como de pequenas pedrinhas, ergue-se o lindo santuário (286) da alma. E ao contrário, se a alma percebe que o confessor menospreza essas pequenas coisas, também ela começa a menosprezá-las, deixa de prestar conta delas ao confessor e, o que é pior, começa a relaxar nas pequenas coisas - e assim, em vez de progredir, começa gradualmente a regredir. E a alma só se dará conta disso quando cair em coisas mais graves. E agora surge a importante pergunta: De quem é a culpa? Sua ou do confessor, isto é, do diretor espiritual? Aqui direi que é antes do diretor. Parece-me que toda a culpa deve ser atribuída ao diretor espiritual imprudente; e à alma deve ser atribuído apenas o erro na escolha do diretor. O diretor bem podia ter conduzido a alma pelos caminhos da vontade de Deus à santidade.

938A alma deve rezar, por um bom tempo, pedindo ao Senhor um diretor espiritual, e pedir a Deus que Ele mesmo se digne escolhê-lo. O que teve início com Deus - será divino, e o que teve início de maneira puramente humana - será humano. Deus é tão misericordioso que - para (287) ajudar a alma - Ele mesmo escolhe para ela um tal guia espiritual. E iluminará a alma para que saiba que este é aquele diante do qual ela deverá desvendar-se - nos mais ocultos recônditos da sua alma, como diante de Nosso Senhor. E, quando a alma reflete e conhece que Deus fez tudo isso, deve pedir-Lhe ardentemente que conceda muitas luzes ao seu diretor para que possa conhecê-la, e não mude um diretor assim, a não ser que ocorra algo de importante. Da mesma forma que rezou muito e fervorosamente antes da escolha do confessor, a fim de discernir a vontade de Deus, também quando quiser trocá-lo deve rezar ardosamente, para saber se realmente é da vontade de Deus que deixe aquele e escolha um outro. Se não tiver a expressa vontade de Deus nesse particular, não troque, porque a alma sozinha não irá longe, e o demônio apenas está esperando que alma que buscca a santidade guie-se por si mesma, e então, de forma alguma, conseguirá atingi-la.

939Constitui exceção aquela alma que é dirigida diretamente por Deus, mas o diretor perceberá (288) logo que determinada alma é dirigida pelo próprio Deus. Deus lhe dará a conhecer isso clara e expressamente, e uma tal alma deve ficar sob o controle ainda mais rigoroso do diretor do que qualquer outra pessoa. Nesse caso, o diretor não tanto dirige e indica os caminhos que a alma deve percorrer, mas antes julga e confirma que a alma está indo pelo caminho certo e que está sendo guiada por um bom espírito. Nesse caso o diretor deve não apenas ser santo, mas também experiente e prudente, e alma deve antepor o ponto de vista dele ao ponto de vista do próprio Deus, pois só assim estará a salvo de ilusões e desvios. A alma que não submeter suas inspirações ao rigoroso controle da Igreja, isto é, do diretor, demonstra que está sendo guiada pelo espírito mau. O diretor deve ser extremamente cuidadoso neste caso e pôr à prova a obediência dessa alma. O demônio pode ocultar-se até sob o manto da humildade, mas não sabe vestir o manto da obediência, (289) e aí se manifesta todo o seu trabalho. Mas o confessor não deve temer exageradamente uma alma assim, porque, se Deus coloca aos seus cuidados uma alma tão excepcional, também lhe dá uma grande luz divina com relação a ela, pois, de outra forma, como poderia julgar bem tão grandes mistérios que existem entre a alma e Deus?

940Eu mesma sofri muito e fui muito provada nesse sentido. Por isso o que estou escrevendo é apenas o que experimentei em mim mesma. Foi só depois de muitas novenas, orações e penitências que Deus enviou-me um sacerdote capaz de compreender a minha alma. Haveria muito mais almas santas, se houvesse mais diretores experientes e santos. Quantas almas procuram sinceramente a santidade e, não conseguindo dar conta sozinhas, quando vêm os momentos de provações, abandonam o caminho da perfeição!

941Ó Jesus, dai-nos sacerdotes zelosos e santos. Oh, que grande é a dignidade do sacerdote, mas também que grande é a sua responsabilidade. Muito te foi dado, ó sacerdote, mas também muito será exigido de ti...

942(290) 11.02.[1937]. Hoje é sexta-feira. Durante a santa Missa, experimentei dores em meu corpo: nas mãos, nos pés e no lado. É o próprio Jesus que me envia esses sofrimentos, para ser desagravado pelos pecadores. É um breve momento, mas a dor é grande. Não sofro senão durante alguns minutos, mas a impressão permanece por muito tempo e muito viva.

943† Hoje me sinto tão desolada intimamente que nem sequer sou capaz de o explicar a mim mesma. Gostaria de esconder-me de todos e ficar chorando sem parar. Ninguém compreende o coração ferido pelo amor e, quando ele sofrer abandonos interiores, ninguém o consolará. Ó almas dos pecadores, vós me tirastes o Senhor, mas está bem, está bem; reconheçam como é doce o Senhor e que todo um mar de amargura inunde o meu coração. A vós entregarei todos os consolos divinos.

944† Existem momentos em que não confio em mim mesma, em que estou convencida até o fundo da minha fraqueza e miséria, e sei que nesses momentos posso perseverar desde que confie na infinita misericórdia de Deus (291). A paciência, a oração e o silêncio - eis o que fortalece a minha alma. Há ocasiões em que a alma deve calar-se e não lhe convém conversar com as criaturas. São momentos em que não está satisfeita consigo mesma e se sente fraca como uma pequena criança. É então que a alma agarra-se a Deus com todas as suas forças. Nesses momentos, vivo exclusivamente pela fé e, quando me sinto fortalecida pela graça de Deus, então sou mais corajosa no diálogo e na convivência com o próximo.

945À noite o Senhor me disse: Descansa, Minha filha, junto do Meu Coração. Vejo o teu grande esforço na Minha vinha - e a minha alma foi inundada por um alegria divina.

94612.02.[1937]. Hoje, a presença de Deus atravessa-me totalmente como um raio de sol. A saudade que a minha alma sente de Deus é tão intensa que a cada instante faz-me desfalecer. Sinto o amor eterno tocar o meu coração e a minha pequenez não o pode suportar, (292) fazendo-me desfalecer. Porém, a minha força interior é grande e a minha alma quer corresponder ao amor com que é amada. A alma, nesses momentos, adquire um profundo conhecimento de Deus e, quanto mais O conhece, tanto mais ardente e tanto mais puro torna-se o seu amor para com Ele. Oh, são inconcebíveis os mistérios da alma com Deus!

947A minha alma, às vezes, fica perdida por horas inteiras em assombros, vendo a Majestade infinita, que assim se rebaixa até o nível dela. É incessante o meu deslumbramento pela predileção que o Senhor Altíssimo me dedica. Ele mesmo me fala disso, e eu afundo-me ainda mais no meu nada, porque sei o que sou por mim mesma. Contudo, devo confessar que correspondo ao amor do meu Criador até a loucura, com cada pulsar do coração, com cada nervo. Minha alma, sem notar, mergulha, mergulha... Nele. Sinto que nada me separará do Senhor, nem o céu, nem a terra, nem o presente, nem o futuro; tudo pode mudar, mas o amor nunca, nunca; ele é sempre o mesmo. (293) Ele, Soberano imortal, faz-me conhecer a Sua vontade, para que eu O ame de maneira especial, e Ele mesmo infunde na minha alma a capacidade para um tal amor, com o qual Ele deseja que eu O ame. Mergulho cada vez mais Nele e nada receio.

O amor tomou conta de todo o meu coração e, ainda que me falem da justiça de Deus e de como tremem diante Dele até os espíritos puros cobrindo o rosto e dizendo incessantemente: Santo... - o que poderia sugerir que essa minha íntima convivência com o Senhor fosse talvez em detrimento para a Sua honra e majestade - oh, não, não, mais uma vez, não! No amor puro há lugar para tudo - a maior honra e a mais profunda veneração, mas na mais profunda paz [a alma] está mergulhada nesse puro amor, e o que dizem as criaturas não tem influência sobre ela. O que lhe dizem sobre Deus não passa de uma pálida sombra, em comparação com o que ela vive interiormente com Deus. Chega até, muitas vezes, a surpreender-se quando as pessoas se mostram admiradas com o que ela diz de Deus, porque para ela isso constitui o pão de cada dia. Ela de fato sabe que aquilo que pode ser expresso por palavras (294) não é contudo tão grande - aceita e ouve tudo com respeito, mas ela tem a sua vida particular em Deus.

94813.02[1937]. Hoje, durante a devoção da Paixão[390], vi Jesus martirizado, coroado de espinhos, nas mãos segurava um caniço. Jesus permanecia calado e os soldados rivalizavam em atormentá-Lo. Jesus não dizia nada, apenas olhava para mim. Nesse olhar senti o Seu martírio, tão terrível que nós nem fazemos ideia, do que Jesus sofreu por nós antes de ser crucificado. A minha alma estava cheia de dor e saudade. Senti na alma uma grande aversão pelo pecado e a minha menor infidelidade se apresenta como uma elevada montanha, e procuro desagravá-Lo pela mortificação e por penitências. Quando vejo Jesus martirizado, o meu coração se dilacera e penso o que será dos pecadores se não souberem tirar proveito da Paixão de Jesus. Na Sua Paixão vejo todo um mar de misericórdia.

949(295) J.M.J. 12.02.1937

† O amor de Deus é a flor - a misericórdia, o fruto.

Que a alma que desconfia leia estes louvores à misericórdia e torne-se confiante[391].

Misericórdia divina, que brota do seio do Pai, eu confio em Vós.

Misericórdia divina, atributo máximo de Deus, eu confio em Vós.

Misericórdia divina, mistério inefável, eu confio em Vós.

Misericórdia divina, fonte que brota do mistério da Santíssima Trindade, eu confio em Vós.

Misericórdia divina, que nenhuma mente, nem humana nem angélica, pode perscrutar, eu confio em Vós.

Misericórdia divina, da qual provém toda a vida e felicidade, eu confio em Vós.

Misericórdia divina, mais sublime do que os céus...

Misericórdia divina, fonte de milagres e prodígios...

Misericórida divina, que envolve o universo todo...

Misericórdia divina, que desce ao mundo na Pessoa do Verbo Encarnado...

(296) Misericórdia divina, que brotou da Chaga aberta do Coração de Jesus...

Misericórdia divina, encerrada no Coração de Jesus para nós e, sobretudo, para os pecadores...

Misericórdia divina, imperscrutável na instituição da santa Eucaristia...

Misericórdia divina, na instituição da santa Igreja...

Misericórdia divina, no sacramento do santo batismo...

Misericórdia divina, na nossa justificação por Jesus Cristo...

Misericórdia divina, que nos acompanha por toda a vida...

Misericórdia divina, que nos envolve de modo particular na hora da morte...

Misericórdia divina, que nos concede a vida imortal...

Misericórdia divina, que nos acompanha em todos os momentos da vida...

Misericórdia divina, que nos defende do fogo do inferno...

Misericórdia divina, na conversão dos pecadoes endurecidos...

Misericórdia divina, enlevo para os anjos, inefável para os santos...

Misericórdia divina, insondável em todos os mistérios de Deus...

Misericórdia divina, que nos eleva de toda miséria...

Misericórdia divina, fonte de nossa felicidade e alegria...

Misericórdia divina, que do nada nos chama para a existência...

Misericórdia divina, que abrange todas as obras das Suas mãos...

Misericórdia divina, que coroa tudo o que existe e que existirá...

Misericórdia divina, na qual todos somos imersos...

Misericórdia divina, doce consolo para os corações atormentados...

Misericórdia divina, única esperança dos desesperados...

Misericórdia divina, repouso dos corações, paz em meio ao terror...

Misericórdia divina, delícia e êxtase dos santos...

Misericórdia divina, que desperta a confiança onde não há esperança...

950† Ó Deus eterno, em quem a misericórdia é insondável e o tesouro da compaixão é inesgotável, olhai propício para nós e multiplicai em nós a Vossa misericórdia, para que não nos desesperemos nos momentos difíceis, nem esmoreçamos, mas nos submetamos com grande confiança à Vossa santa vontade, que é amor e a própria misericórdia.

951† Ó incompreensível e insondável misericórdia divina, quem Vos poderá adorar e glorificar dignamente?

Atributo máximo de Deus onipotente, sois a doce esperança para o homem pecador.

Uni-Vos em um só hino, estrelas, terra e mar, e, de comum acordo, graciosamente cantai a inconcebível misericórdia divina.

952(298)Meu Jesus, bem vedez que a Vossa santa vontade é tudo para mim. Não me importa o que façais comigo: se mandardes que eu ponha mãos à obra - trabalharei tranquila, embora reconheça a minha incapacidade; se, por intermédio dos Vossos representantes me mandardes esperar - esperarei com paciência. Infundistes entusiasmo na minha alma - e não me destes a possibilidade de agir; atraístes a mim para ir ter Convosco no céu - e me deixais na terra; vertestes na minha alma uma saudade de Vós - e Vos ocultais diante de mim. Morro de desejo de unir-me a Vós pelos séculos - e não permitis que a morte aproxime-se de mim. Ó vontade divina, sois o meu alimento e a delícia da minha alma! Quando me submeto à santa vontade de meu Deus, uma profunda paz inunda a minha alma.

Ó meu Jesus, Vós não recompensais pelo sucesso na ação, mas pela vontade sincera e pelo trabalho empreendido. Por isso, estou inteiramente tranquila, ainda que todas as minhas iniciativas e todos os meus esforços sejam frustrados, ou nunca se concretizem. Se eu fizer tudo (299) o que estiver ao meu alcance, o resto não me compete. Por isso, as maiores tempestades não perturbam a minha profunda paz. Na minha consciência reside a vontade de Deus.

953† 15.02.37. Hoje os meus sofrimentos aumentaram um pouco; não somente sinto dores maiores em ambos os pulmões, mas também dores estranhas nos intestinos. Sofro tanto quanto a minha frágil natureza é capaz de suportar. Que tudo seja pelas almas imortais, para pedir misericórdia a Deus pelos pobres pecadores e a fortaleza para os sacerdotes. Oh, que grande respeito tenho pelos sacerdotes, e peço a Jesus, o Sumo Sacerdote, muitas graças para eles.

954Hoje, depois da Comunhão, o Senhor me disse: Minha filha, o Meu deleite é unir-Me contigo. Quando te submetes à Minha vontade, tu Me dás a maior glória, atraindo assim a ti todo um mar de bênçãos. Não teria esta especial predileção por ti, se não vivesses segundo a Minha vontade. Ó meu doce Hóspede, por Vós estou pronta para todos os sacrifícios. No entanto, Vós sabeis que (300) sou a fraqueza em pessoa. Porém, Convosco tudo posso. Ó meu Jesus, suplico-Vos, permanecei comigo em todos os momentos.

95515.02.1937. Hoje ouvi estas palavras na alma: Hóstia agradável a Meu Pai! Fica sabendo, Minha filha, que toda a Santíssima Trindade tem especial predileção por ti, porque vives exclusivamente da vontade de Deus. Não há sacrifício que possa ser comparado a isso.

956† Depois dessas palavras veio-me à alma o conhecimento da vontade de Deus, isto é - que vejo tudo de um ponto de vista superior e aceito com amor todos os acontecimentos e coisas, desagradáveis ou agradáveis, como provas de especial predileção do Pai Celestial.

957A pura oblação da minha vontade se consumirá no altar do amor. E, para que o meu sacrifício seja perfeito, uno-me estreitamente com o sacrifício de Cristo na cruz. Mas, quando, sob a influência de grandes sofrimentos, a minha natureza tremer, e quando as forças físicas e espirituais diminuírem, então me ocultarei no fundo da Chaga aberta do Coração de Jesus (301), calando-me como uma pomba, não me queixando. Que todas as minhas predileções, ainda que as mais santas, mais belas e mais nobres, fiquem sempre em último plano, e em primeiro lugar a Vossa santa vontade. O menor desejo Vosso, Senhor, me é mais caro do que o céu com todos os tesouros. Sei bem que as criaturas não me compreenderão e, por isso, o meu sacrifício será mais puro aos Vossos olhos.

958Alguns dias atrás veio falar comigo uma pessoa, pedindo que rezasse muito em sua intenção, porque tinha urgentes e importantes problemas. De repente, senti na alma que isso não é agradável a Deus e lhe respondi que não rezaria em sua intenção: "Vou rezar pela senhora de maneira geral". Depois de alguns dias essa senhora veio de novo falar comigo e me agradeceu por não ter rezado naquela intenção, mas por ela, porque tinha um plano vingativo em relação a certa pessoa a quem devia honra e respeito em virtude (302) do quarto mandamento. Nosso Senhor mudara o seu interior, e ela mesma reconheceu a sua culpa; no entanto, ficou admirada que eu tivesse perscrutado o seu segredo.

959† Hoje recebi uma carta do padre Sopoćko com votos pelo meu onomástico[392]. Alegrei-me com esses votos, mas fiquei triste com a falta de saúde dele. Eu sabia disso por um conhecimento interior, mas não queria acreditar. Porém, se me respondeu que assimm é, então as outras coisas, sobre as quais não me escreveu - são verdadeiras, e o meu conhecimento interior não me engana. Recomendou-me que sublinhe tudo o que não provém de mim mesma, isto é, tudo o que Jesus me diz, aquilo que ouço na alma. Já me pediu isso várias vezes, porém eu não tinha tempo e, para dizer a verdade, não estava muito inclinada para isso - mas, ao mesmo tempo, como ele sabe que eu não completei isso? Fiquei imensamente admirada, todavia agora me ponho a trabalhar nisso de todo o coração. Ó meu Jesus, a vontade dos Vossos representantes é Vossa vontade expressa, sem sombra de dúvida!

960(303) 16.02.37. Hoje entrei por engano no quarto vizinho; então fiquei conversando um momento com a pessoa que o ocupava. Quando voltei ao meu quarto, fiquei pensando por um momento a respeito dessa pessoa. De repente, Jesus se colocou ao meu lado e disse-me: Minha filha, em que estás pensando neste momento? Sem refletir, coloquei a cabeça em Seu peito, porque conheci que estava pensando demais a respeito de uma criatura.

961† Hoje de manhã, quando terminei meus exercícios espirituais, logo me pus a fazer crochê. Eu sentia o silêncio no íntimo do meu coração - sentia que Jesus descansava nele. Essa profunda e doce convicção da presença de Deus levou-me a dizer ao Senhor: "Ó Santíssima Trindade que residis em meu coração, peço-Vos, dai a graça da conversão a tantas almas quantos pontos eu fizer neste crochê". - Então ouvi na alma estas palavras: Minha filha, são grandes demais os teus pedidos. - "Jesus, afinal para Vós é mais fácil dar muito do que pouco". - Sim, para Mim é mais fácil dar muito do que pouco, mas cada conversão de uma alma pecadora exige sacrifício. "Portanto, Jesus, eu Vos ofereço este meu (304) trabalho sincero. Este sacrifício não me parece pequeno por um tão grande número de almas, pois Vós, Jesus, por trinta anos salvastes as almas com um trabalho semelhante e, como a santa obediência me proíbe penitências e grandes mortificações, aceitai estas insignificâncias com o selo da obediência como coisas grandes." Então ouvi esta voz na alma: Minha filha querida, satisfaço o teu pedido.

962† Vejo, com frequência, uma certa pessoa agradável a Deus. O Senhor tem uma grande predileção por ela, não apenas porque procura venerar a misericórdia divina, mas também pelo amor que tem para com Deus. Embora essa alma não experimente esse amor em seu coração de maneira sensível e permanece quase sempre no Jardim das Oliveiras - todavia é sempre agradável a Deus e sua grande paciência vencerá todas as dificuldades.

963† Oh, se a alma sofredora soubesse quanto Deus a ama, morreria de alegria e de excesso de felicidade. Conheceremos um dia o valor do sofrimento, mas já estaremos na impossibilidade de sofrer. Nosso é só o momento presente.

964(305) 17.02.37. Esta manhã, durante a santa Missa, vi Jesus sofrendo. O Seu martírio se refletiu no meu corpo, de maneira invisível, mas dolorosa.

965Jesus olhou para mim e disse: As almas se perdem, apesar da Minha amarga Paixão. Estou lhes dando a última tábua de salvação[393], isto é, a Festa da Minha Misericórdia. Se não venerarem a Minha misericórdia, perecerão por toda a eternidade. - Secretária da Minha misericórdia, escreve, fala às almas desta Minha grande misericórdia, porque está próximo o dia terrível, o dia da Minha justiça.

966† Hoje ouvi na alma estas palavras: Minha filha, põe mãos à obra. Eu estou contigo. Aguardam-te grandes perseguições e sofrimentos, mas sirva-te de consolo o pensamento de que muitas almas se salvarão e se santificarão por esta obra.

967† Quando dei início a esse trabalho e sublinhava as palavras do Senhor[394] e ao mesmo tempo passava tudo em revista, quando cheguei na página em que tenho anotados os conselhos e orientações de frei Andrasz, não sabia o que fazer, se devia sublinhar ou não, e então ouvi na alma estas palavras: Sublinha, porque essas palavras são Minhas. Tomei emprestada a boca (306) do amigo do Meu Coração para te falar e para te tranquilizar. Deves observar essas orientações até a morte. Para mim, seria muito desagradável se te afastasses dessas orientações. Deves saber que Eu mesmo o coloquei entre mim e a tua alma. Faço isso para a tua tranquilidade e para não errares.

968Quando te coloquei sob esta particular proteção sacerdotal, naquele mesmo momento te dispensava de prestar contas minuciosas às tuas superioras do modo como Eu convivo contigo. Afora isso, comporta-te sempre como uma criança perante as superioras, mas sobre o que estou realizando no íntimo da tua alma - fala sinceramente de tudo apenas aos sacerdotes. - E percebi que, a partir do momento em que Deus me deu o diretor, Ele não exigiu que eu falasse de tudo às superioras, como antigamente o fazia, à exceção do que se relacionava com coisas exteriores. Afora isso, apenas o diretor conhece a minha alma. É uma excepcional graça de Deus ter um diretor espiritual. Oh, quão poucas almas têm essa graça. Em meio às maiores dificuldades, a alma vive em contínua paz. Todos os dias, após a santa Comunhão, agradeço a Jesus por essa graça, e (307) todos os dias peço ao Espírito Santo luzes para ele. Realmente, eu mesma senti na minha alma que grande poder têm as palavras do diretor espiritual.- Seja adorada a Misericórdia de Deus por essa graça.

969† Hoje fui fazer a meditação diante do Santíssimo Sacramento[395]. Quando me aproximei do altar, a presença de Deus absorveu a minha alma, fui submersa no oceano da Sua Divindade e Jesus me disse: Minha filha, tudo que existe é teu.- E respondi ao Senhor: "Nada deseja o meu coração a não ser unicamente a Vós, ó tesouro do meu coração. Por todos os dons que me concedeis, agradeço-Vos, Senhor, mas eu desejo apenas o Vosso Coração. Embora sejam imensos os céus, para mim nada são, sem Vós. Vós bem sabeis, ó Jesus, que desfaleço continuamente de saudade por Vós." - Fica sabendo, Minha filha, que aquilo que as outras almas alcançarão na eternidade, tu já o experimentas agora.- E de repente a minha alma foi inundada pela luz do conhecimento de Deus.

970Oh, como poderei expressar ao menos em parte o que minha alma sente junto ao Coração da majestade (308) inconcebível? Não sei expressá-lo, conhecerá essa graça apenas a alma que, ao menos uma vez na vida, experimentou uma graça semelhante. Quando voltei ao meu quarto, pareceu-me que tinha voltado da vida verdadeira para a morte. E o médico que veio medir o meu pulso admirou-se: "O que é que lhe aconteceu, irmã? A irmã jamais teve uma pulsação assim. No entanto, gostaria de saber o que motivou uma tão forte aceleração das pulsações". - O que poderia dizer-lhe, se eu mesma não sabia que tinha uma pulsação tão forte? Sei apenas que morro de saudade de Deus, mas é claro que não lhe falei disso, porque em que me ajudaria nisso a medicina?

97119.02.37. União com os agonizantes. Pedem-me orações, e posso rezar, pois admiravelmente o Senhor está me dando um espírito de oração. Estou continuamente unida com Ele, sinto plenamente que vivo pelas almas, para conduzi-las à Vossa misericórdia, Senhor. Quanto a isso, nenhum sacrifício é pequeno demais.

972(309) Hoje o médico[396] decidiu que ainda tenho que ficar aqui até abril - é a vontade de Deus, embora eu já desejasse voltar ao convívio das irmãs.

973Hoje soube da morte de uma das nossas irmãs[397], que faleceu em Płock, mas veio visitar-me antes de me contarem da sua morte.

97422.02.1937. Hoje começou na nossa capela do hospital um retiro para as empregadas, mas quem quiser pode participar dele. Há uma conferência por dia. Frei Boaventura[398], das escolas Pias, faz a alocução durante uma hora e se dirige como que diretamente às almas. Tomo parte neste retiro, porque desejo muito conhecer a Deus mais profundamente e amá-Lo mais ardentemente, pois compreendi que, quanto maior o conhecimento, tanto mais forte é o amor.

975Hoje ouvi estas palavras: Reza por essas almas, para que não temam aproximar-se do tribunal da Minha misericórdia. Não te canses de rezar pelos pecadores. Tu sabes quanto suas almas pesam em Meu Coração. Alivia a Minha tristeza mortal, distribui a Minha misericórdia.

976(310) 24.02.37. Hoje, durante a santa Missa, vi Jesus agonizante. Os sofrimentos do Senhor transpassam a minha alma e o meu corpo, embora de maneira invisível. A dor é grande, mas dura muito pouco.

977Durante o cântico das Lamentações da Paixão[399], fui envolvida tão vivamente no Seu suplício que não pude conter as lágrimas. Gostaria de me esconder em algum lugar, para me entregar livremente à dor que me envolve quando medito sobre a Sua Paixão.

978Enquanto rezava na intenção de frei Andrasz, percebi como ele é agradável a Deus. Desde esse momento, tenho por ele um respeito ainda maior, como por um santo. Como me alegro com isso! E é fervorosamente que dou graças a Deus.

979Hoje vi Nosso Senhor durante a bênção, e Ele me disse estas palavras: Sê obediente em tudo ao teu diretor. Sua palavra é a Minha vontade. Confirma-te no fundo da alma que sou Eu que falo por sua boca, e desejo que lhe desvendes o estado da tua alma com a mesma(311) simplicidade e sinceridade com que o fazes diante de Mim. Repito mais uma vez, Minha filha, fica sabendo que a sua palavra é a Minha vontade para contigo.

980Hoje vi o Senhor em grande beleza; Ele me disse: Minha hóstia amada, reza pelos sacerdotes, especialmente neste tempo da messe.(400) Em ti se compraz o Meu Coração e por ti abençoo a terra.

981Compreendi que estes dois anos de sofrimentos interiores em que me submeti à vontade de Deus, para seu maior conhecimento - fizeram-me avançar mais na perfeição do que os dez anos precedentes. Há dois anos estou na cruz, entre o céu e a terra, isto é, estou amarrada pelo voto da obediência. Tenho que obedecer à superiora como ao próprio Deus - e, por outro lado, o próprio Deus me dá a conhecer diretamente a Sua vontade. Eis por que o meu tormento interior é tão grande e ninguém (312) poderá aprofundar nem compreender tais sofrimentos espirituais. Parece-me mais fácil devolver a vida do que passar, algumas vezes, uma só hora por um semelhante tormento. Nem vou escrever muito sobre isso, porque não se pode descrever o que significa conhecer diretamente a vontade de Deus e ao mesmo tempo ser perfeitamente obediente à vontade de Deus conhecida indiretamente através dos superiores, Agradeço ao Senhor que me deu um diretor, porque, de outra forma, eu não daria um passo à frente.

982† Recentemente, recebi uma cartinha muito simpática da minha irmãzinha de 17 anos, que me pede e suplica que eu lhe ajude a entrar num convento[401]. Está pronta a todos os sacrifícios por Deus. Percebo, pela sua carta, que o próprio Senhor a está conduzindo; alegro-me com a grande misericórdia de Deus.

983† Hoje a majestade de Deus envolveu e transpassou toda a minha alma. A grandeza de Deus me submerge e inunda-me de tal forma que nela me afundo totalmente. Dissolvo-me e desapareço toda Nele, que é a minha existência e a minha vida perfeita.

984(313) Meu Jesus, eu bem compreendo que a minha perfeição não consiste no fato de me terdes escolhido para a realização dessa Vossa grande obra - oh, não, não é nisso que consiste a grandeza da alma, mas num grande amor para Convosco. Ó Jesus, compreendo no fundo da minha alma que as maiores obras não podem ser comparadas com um só ato de amor puro para Convosco. Desejo Vos ser fiel e cumprir os Vossos desígnios, e aplico minhas forças e a minha mente para cumprir tudo o que me recomendais, ó Senhor, mas não tenho nem mesmo uma sombra de apego a isso. Cumpro tudo, porque tal é a Vossa vontade. Todo o meu amor mergulhou, não nas Vossas obras, mas em Vós mesmo, ó meu Criador e Senhor.

98525.02.37. Rezei com fervor, pedindo uma morte feliz para certa pessoa que estava sofrendo muito. Durante duas semanas, esteve entre a vida e a morte. Fiquei com pena dessa pessoa e disse ao Senhor: "Doce Jesus, se Vos são agradáveis as obras que estou empreendendo para a Vossa glória, peço-Vos, levai-a para Vós, (314) que descanse na Vossa misericórdia!". E senti uma estranha paz. Logo depois, vieram dizer-me que aquela pessoa que estava sofrendo tão horrivelmente - já falecera.

986Vi que um certo sacerdote se encontrava em necessidade e rezei por ele até que Jesus olhou para ele bondosamente e concedeu-lhe a Sua força.

987Hoje soube que uma pessoa da minha família está ofendendo a Deus e que se encontra em grande perigo de morte. Esse conhecimento transpassou a minha alma com tão grande sofrimento que eu pensei que não sobreviveria a essa ofensa a Deus. Pedi muito perdão a Deus, mas eu via a Sua grande ira.

988Rezei na intenção de certo sacerdote[402], para que Deus lhe concedesse ajuda em determinados assuntos, quando, de repente, vi Nosso Senhor crucificado. Jesus tinha os olhos fechados e estava mergulhado em tormentos. Venerei as Suas cinco Chagas, uma de cada vez, e pedi a bênção para esse padre. Jesus deu-me a conhecer interiormente quanto Lhe é agradável essa alma, (315) e senti que das Chagas de Cristo desceu a graça para essa alma que, como Jesus, está estendida na cruz.

989Meu Senhor e meu Deus, Vós sabeis que minha alma amou a Vós unicamente e, em Vós, ó Senhor, mergulhou por inteiro. Ainda que eu não cumprisse nada daquilo que me destes a conhecer, ó Senhor, estou inteiramente tranquila, porque fiz o que esteve ao meu alcance. Eu bem sei que Vós, ó Senhor, não necessitais das nossas obras. Vós exigis amor.

990Amor, amor e mais uma vez amor a Deus! Superior a isso nada há nem no céu, nem na terra. A máxima grandeza é amar a Deus; a verdadeira grandeza encontra-se no amor a Deus; a verdadeira sabedoria é amar a Deus. Tudo que é grande e belo - está em Deus; fora de Deus não existe beleza nem grandeza. Ó sábios do mundo e grandes inteligências - conhecei que a verdadeira grandeza está em amar a Deus. Oh, quanto me admiro de que algumas pessoas enganem a si mesmas dizendo: a eternidade não existe.

991(316) 26.02.37. Vi hoje como os santos mistérios estavam sendo celebrados sem vestes litúrgicas e em casas particulares, devido a uma tempestade passageira, e vi o sol saindo do Santíssimo Sacramento. Apagaram-se ou diminuíram as outras luzes e todos tinham os olhos voltados para aquela luz. Porém, ainda agora não compreendo o significado dessa visão.

992† Caminho pela vida por entre arco-íris e tempestades, mas com a fronte altivamente erguida, porque sou filha de Rei, porque sinto que o sangue de Cristo circula nas minhas veias, e coloquei a minha confiança na grande misericórdia do Senhor.

993† Pedi ao Senhor que determinada pessoa viesse visitar-me hoje, para que pudesse vê-la mais uma vez, e isso será para mim sinal de que ela foi chamada para o convento que Jesus está mandando que eu funde. E, coisa estranha, essa pessoa veio, e eu procurei dar-lhe um pouco de formação espiritual. Comecei a mostra-lhe o caminho da abnegação e do sacrifício, que prontamente aceitou. No entanto, deixei toda essa questão nas mãos do Senhor, para que dirija tudo como Lhe aprouver.

994(317) Hoje, quando ouvi pelo rádio a canção "Boa noite, Face adorável do meu Jesus"[403], de repente o meu espírito mergulhou em Deus e o amor de Deus inundou a minha alma; convivi por um momento com o Pai Celestial.

995† Embora não seja fácil viver em contínua agonia e ser pregada sobre a cruz de diversas dores, todavia, no amar me inflamo de amor e como um serafim amo a Deus, mesmo sendo fraca.

Oh, é grande a alma que, em meio aos sofrimentos, permanece fiel a Deus e cumpre a Sua vontade e, entre os maiores arco-íris e tempestades, não tem consolo, só o amor puro a Deus adoça a sua sorte.

Não é grande coisa amar a Deus na prosperidade e agradecer-Lhe quando tudo vai bem, mas bendizê-Lo em meio às maiores adversidades e amá-Lo por Ele mesmo, e Nele pôr a esperança.

Quando permanece nas sombras do Getsêmani, sozinha, em meio à amargura da dor, se eleva às alturas de Cristo (318) e, ainda que sempre sorva as amarguras - não fica triste.

Quando a alma cumpre a vontade do Deus Altíssimo, ainda que em contínuo tormento e tortura, levando os lábios ao cálice que lhe é apresentado, torna-se vigorosa e nada a abala.

Embora entre tormentos, repete: seja feita a Vossa vontade; aguarda com paciência o momento em que será transformada, porque, mesmo entre as trevas mais escuras, sente Jesus, que diz: tu és Minha, e tudo conhecerá em plenitude, quando cair o véu.

99628.02.1937. Hoje senti, por um longo momento, a Paixão de Nosso Senhor. Então, conheci como é grande o número das almas que necessitam de oração. Sinto que me transformo toda em oração para obter a misericórdia de Deus para cada alma. Ó meu Jesus, recebo-Vos no meu coração, como penhor de misericórdia para as almas.

997Quando, hoje de noite, ouvi pelo rádio a canção "Boa noite, Face adorável do meu Jesus", de repente o meu espírito foi arrebatado para o misterioso Seio de Deus e percebi (319) em que consiste a grandeza da alma e o que tem significado diante de Deus: amor, amor e mais uma vez amor. Percebi que tudo o que existe está impregnado de Deus, e logo inundou-me um tão grande amor a Deus que nem sequer sou capaz de descrevê-lo. Feliz é a alma que sabe amar sem limites, porque nisso está a sua grandeza.

998Hoje participei de um retiro de um dia. Na última conferência[404], o sacerdote falou que o mundo necessita muito da misericórdia de Deus. Este é um tempo, como que excepcional, em que a humanidade necessita muito da misericórdia divina e de oração. Então, ouvi uma voz na alma: Estas palavras são dirigidas a ti. Faz tudo o que estiver ao teu alcance pela obra da Minha misericórdia. Desejo que seja louvada a Minha misericórdia. Estou dando à humanidade a última tábua da salvação - isto é, o refúgio na Minha misericórdia. O Meu Coração se alegra com esta Festa. Após essas palavras, compreendi que nada me pode dispensar da tarefa que o Senhor me confiou.

999Hoje, durante a noite, sofri tanto que pensei já ter chegado o fim. Os médicos não conseguiram diagnosticar que doença era. (320) Sentia como se tudo se dilacerasse dentro de mim. No entanto, após várias horas desses sofrimentos, eu me senti bem. Seja tudo isso pelos pecadores. Desça sobre eles a Vossa misericórdia, Senhor.

1000No meio do terrível deserto da vida,
ó meu dulcíssimo Jesus,
as almas defendei da perdição,
porque Vós sois a fonte da misericórdia.

O resplendor dos Vossos raios,
ó doce Guia das nossas almas,
com a misericórdia transforme o mundo,
e tu [alma], tendo recebido essa graça, serve a Jesus.

Devo percorrer um longo caminho pedregoso,
mas de nada tenho medo,
porque jorra para mim a fonte pura da misericórdia.
E com ela flui a força para o humilde.

Estou cansada e esgotada,
mas a consciência dá testemunho
de que faço tudo para a maior glória do Senhor;
o Senhor é meu descanso e a minha herança.


[Fim do segundo caderno do manuscrito do Diário].


>> Caderno III de 1001 a 1100

 

 

 

Referência

Livro Santa Irmã Maria Faustina Kowalska - Diário - A Misericórdia Divina na minha alma.