Oração Ave Maria

Diário - Caderno IV

Cantarei a Misericórdia do Senhor

(1)

1231J.M.J.

Hoje Jesus veio morar no meu coração,
desceu do alto trono do céu,
o grande Senhor, Criador do universo,
veio a mim em forma de pão.

Ó Deus eterno, contido em meu peito,
Convosco tenho todo o céu
e Vos canto com os anjos - Santo...
vivo unicamente pela Vossa glória.

Não com um serafim Vos unis, ó Deus,
mas com um mísero ser humano,
que, sem Vós, nada pode fazer,
mas para com o homem Vós sois sempre misericordioso.

Meu Coração é Vossa morada,
ó Rei de eterna glória,
governai em meu coração e reinai nele,
como num magnífico palácio.

Ó grande, inefável Deus,
que Vos dignastes tanto Vos rebaixar,
dou-Vos honra humildemente
e Vos suplico que digneis salvar-me.

(2)

1232J.M.J.

Ó doce Mãe de Deus,
Vós sois o modelo da minha vida,
Vós sois minha aurora brilhante,
em Vós mergulho, toda enlevada.

Ó Mãe, Virgem Imaculada,
em Vós vejo refletido um raio de Deus.
Vós me ensinais como amar o Senhor em meio às tempestades,
Vós sois meu escudo e defesa contra o inimigo.

Cracóvia, 10.08.1937

1233Irmã Maria Faustina do Santíssimo Sacramento

Ó Hóstia Santa, fonte de doçura divina,
Tu dás sustento à minha alma.
Tu, ó Onipotente, assumiste o Corpo na Virgem,
vens oculto ao meu coração,
e a força dos sentidos não Te atinge.

(3)

1234J.M.J. Cracóvia, 10.08.1937
Quarto Diário[459]

Tudo por Vós, Jesus; com cada pulsar do coração desejo glorificar a Vossa misericórdia e, na medida das minhas possibilidades, estimular as almas à confiança nessa misericórdia, como Vós mesmo me ordenastes, Senhor.

1235No meu coração, na minha alma, há uma noite escura. Diante dos meus sentidos há um muro intransponível, que me ocultou Deus. E, no entanto, essa escuridão não é causada por mim. É tão estranho este tormento, que tenho receio de descrevê-lo em toda a sua extensão, mas, mesmo neste estado, procuro ser fiel a Vós, ó meu Jesus, sempre e em tudo. O meu coração bate apenas por Vós.

1236(4) 10.08.1937. Hoje voltei de Rabka para Cracóvia. Sinto-me muito doente. Somente Jesus sabe quanto estou sofrendo. Nesses dias, fui inteiramente semelhante a Jesus crucificado, armando-me de paciência para responder a cada irmã por que não pude ficar lá, isto é, porque me senti pior da minha saúde, embora soubesse que algumas irmãs não perguntavam tanto por compaixão do sofrimento, quanto para acrescentar novos sofrimentos.

1237Ó Jesus, como é grande a escuridão que me envolve e o nada que me invade, mas, meu Jesus, não me deixeis sozinha, concedei-me a graça da fidelidade. Embora eu não possa compreender o mistério dessa provação, posso ao menos dizer: seja feita a Vossa vontade.

123812.08.[37]. Hoje encontrei-me com o padre Dr. Sopoćko, que passou por Cracóvia e veio visitar-nos por uns momentos. Bem queria encontrar-me com ele, e Deus atendeu ao meu desejo. (5) Esse sacerdote é uma grande alma, transbordante de Deus. A minha alegria foi grande. Agradeci a Deus por essa grande graça, visto que desejava encontrar-me com ele para a maior glória de Deus.

1239Ó Hóstia viva, Jesus oculto. Vós vedes o estado da minha alma. Não sou capaz por mim mesma nem sequer de pronunciar o Vosso santo Nome. Não consigo despertar no meu coração a chama do amor, mas, ajoelhada a Vossos pés, lanço para o sacrário o olhar da minha alma, um olhar de fidelidade. Vós sois sempre o mesmo, embora na minha alma haja mudanças. Confio que virá o momento em que desvendareis a Vossa face, e a Vossa filha verá novamente o Vosso doce rosto. Admiro-me, Jesus, que possais por tanto tempo esconder-Vos de mim. Como podeis reter esse enorme amor que tendes para comigo? Na morada do meu coração fico de ouvidos atentos e espero a Vossa vinda, único tesouro do meu coração.

1240(6) Nosso Senhor defende muito os Seus representantes na terra. Está intimamente unido com eles e manda sobrepor o ponto de vista deles ao Seu próprio. Conheci a grande familiaridade que existe entre Cristo e o sacerdote. Jesus defende o que diz o sacerdote e, muitas vezes, se molda aos seus desejos, fazendo depender do ponto de vista do sacerdote o Seu relacionamento com a alma. Nas graças especiais conheci muito bem até que ponto partilhais com eles o poder e o mistério, Ó Jesus, mais do que com os anjos. Alegro-me com isso, porque tudo isso é para o meu bem.

1241† Ó meu Jesus, como é difícil suportar esse tipo de sofrimento: quando alguém antipatiza conosco e nos causa algum dissabor, sinto-o menos, mas não posso suportá-lo quando alguém me demonstra a sua simpatia e põe obstáculos no meu caminho (7) a cada passo. Quanta força de vontade é necessária para amar, por Deus, uma alma assim! Algumas vezes é preciso chegar até o heroísmo para amar uma tal alma da maneira como Deus o exige. Se a gente tivesse um relacionamento menos frequente com ela, seria mais fácil suportá-lo, mas, quando se vive junto e quando se experimenta isso a cada passo, é preciso um grande esforço.

1242Meu Jesus, envolvei-me toda, a fim de que possa ser Vossa imagem durante toda a minha vida. Divinizai-me, para que os meus atos tenham valor sobrenatural. Fazei com que eu tenha, para com todas as almas sem exceção, amor, compaixão e misericórdia. Ó meu Jesus, cada um de Vossos santos reflete em si uma das Vossas virtudes; eu desejo refletir o Vosso Coração compassivo e cheio de misericórdia, quero glorificá-Lo. Que a Vossa misericórdia, Jesus, fique gravada (8) no meu coração e na minha alma como um selo, e isso será o meu sinal distintivo nesta e na outra vida. Glorificar a Vossa misericórdia é a finalidade única da minha vida.

124315.08.1937. Recomendações do frei Andrasz.

"Esses momentos de aridez que Deus permitiu, e o sentimento da própria miséria, fazem a alma conhecer como ela pouco pode por si mesma, e ensinam como convém apreciar as graças de Deus. Segundo - a fidelidade nos exercícios e obrigações, fidelidade em tudo, de um modo geral, assim como nos momentos de alegria. Terceiro - quanto a esses assuntos[460], é preciso ser inteiramente obediente ao arcebispo[461]; de vez em quando pode-se lembrar essa questão, mas com calma. (9) Às vezes é preciso um pouco de amarga verdade".

No final da conversa pedi-lhe que me permitisse conviver com Jesus, como antigamente. Respondeu-me: "Não posso dar ordens para Nosso Senhor, mas, se Ele mesmo a atrair a Si, você pode seguir esse impulso. É preciso, porém, lembrar-se sempre de O venerar, porque Ele é o Altíssimo Senhor. Se você realmente procura em tudo isso a vontade de Deus e deseja cumpri-la, então pode ficar tranquila, Deus não permitirá qualquer desvio. Quanto a essas mortificações e sofrimentos, a irmã me prestará contas na próxima vez da maneira como está procedendo. Entregue-se à proteção da Mãe Santíssima".

124415.08.1937. Durante a meditação, a presença de Deus transpassou-me vivamente e conheci a alegria da Virgem Santíssima no momento da Sua Assunção... Durante esse ato[462] (10) que se realizou em honra da Mãe de Deus vi, no seu final, a Virgem Santíssima, que me disse: Oh, como me é agradável a homenagem do vosso amor. - E nesse momento cobriu com o seu manto todas as irmãs da congregação. Com o braço direito abraçou a madre geral Michaela, e a mim com o braço esquerdo, e todas as irmãs estavam a Seus pés, cobertas com o Seu manto. Então, a Mãe Santíssima disse: Cada uma que perseverar zelosa até a morte na minha congregação ficará livre do fogo do purgatório. Desejo que cada uma se distinga por estas virtudes: humildade e mansidão, pureza e amor a Deus e ao próximo, compaixão e misericórdia. - Após essas palavras, deixei de ver a congregação inteira. Fiquei sozinha com a Mãe Santíssima, que me instruiu sobre a vontade de Deus, como (11) colocá-la em prática na vida, submetendo-me inteiramente aos Seus santos desígnios. Não é possível ser agradável a Deus sem cumprir a Sua santa vontade. - Minha filha, recomendo-te encarecidamente que cumpras fielmente todos os desejos de Deus, porque é isso o que mais agrada aos Seus santos olhos. Desejo muito que nisto te distingas, isto é, nesta fidelidade no cumprimento da vontade de Deus. Deves pôr essa vontade acima de todos os sacrifícios e holocaustos. - Enquanto a Mãe Celeste me falava, a minha alma foi tomada por uma profunda compreensão dessa vontade de Deus.

1245Meu Jesus, delícia do meu coração, quando a minha alma está plena da Vossa Divindade, aceito com a mesma serenidade a doçura e o amargor - uma e outra passará. Uma única coisa conservo na alma, isto é, o amor a Deus. A ele busco em primeiro lugar; por todo o resto me preocupo relativamente.

1246(12) 16.[08.37]. Depois da santa Comunhão, vi Nosso Senhor em grande majestade. Jesus me disse: Minha filha, nas semanas em que não Me viste nem sentiste a Minha presença, estive unido contigo mais profundamente que nos momentos de enlevo. E a fidelidade e o perfume da tua oração chegaram até Mim. Após essas palavras, a minha alma foi inundada pelo consolo divino. Eu não via Nosso Senhor e só podia pronunciar uma única palavra - isto é: "Jesus". E, depois de pronunciar esse Nome, novamente a minha alma foi inundada de luz e de profundo recolhimento, que se manteve por três dias sem interrupção. No entanto, exteriormente, eu podia cumprir as minhas obrigações.

Todo o meu ser foi atingido nos mais profundos recônditos. A grandeza de Deus não me atemoriza, mas me torna feliz; porque, dando-Lhe honra, eu mesma sou exaltada. Vendo a Sua felicidade, eu própria me sinto feliz, visto que (13) tudo o que existe Nele recai sobre mim.

1247Conheci o estado de certa alma e o que nela desagradava a Deus. Eu o reconheço da seguinte maneira: sinto imediatamente uma dor nas mãos, nos pés e no lado, nos lugares em que foram perfurados as mãos, os pés e o lado do Salvador. Nesse momento obtenho o conhecimento do estado da alma e da espécie de pecado.

1248Desejo desagravar ao Senhor justamente por esse pecado. Hoje usei durante sete horas a corrente[463], pedindo para essa alma a graça da contrição. Na sétima hora senti um alívio, pois essa alma já recebera o perdão no seu próprio interior, mesmo que ainda não se tivesse confessado. Se o pecado é sensual - mortifico o corpo e jejuo na medida em que tenho autorização. Pelo pecado de orgulho - rezo com a fronte enconstada no chão. Pelo pecado de ódio (14) - rezo e faço um favor a uma pessao com quem tenho dificuldades. E assim, de acordo com a espécie dos pecados conhecidos, desagravo a justiça.

124919.[08.1937]. Hoje, na adoração, o Senhor me deu a conhecer como deseja que a alma se distinga por atos de amor, e vi, em espírito, quantas almas clamam a nós: "Dai-nos Deus" - e ferveu em mim o sangue apostólico. Não o pouparei, mas entregarei até a última gota pelas almas imortais, embora fisicamente talvez Deus não o exija, em espírito posso fazê-lo, e não será menos meritório.

1250Hoje conheci que não devia pedir certa autorização e, nesse particular, responder como a Mãe de Deus o deseja. Por enquanto os esclarecimentos não são necessários, (15) e me voltou a tranquilidade. Recebi essa inspiração quando me dirigia para o exame de consciência; fiquei muito preocupada, porque não sabia como fazer. A luz divina pode mais num momento do que o meu tormento de vários dias.

125122.08.[1937]. Hoje pela manhã, veio visitar-me a virgem Santa Bárbara. Recomendou-me que, por nove dias, eu oferecesse a santa Comunhão pelo meu país. Disse: "Com isso aplacarás a ira de Deus". Essa virgem tinha uma coroa de estrelas e uma espada na mão. O esplendor da coroa era igual ao da espada. O vestido era branco, os cabelos soltos, e era tão bela que, se eu não conhecesse a Virgem Santíssima, pensaria que era Ela. Agora compreendo que todas as virgens distinguem-se por uma formosura particular; refletem uma beleza especial.

1252(16) † 25.08.1937. Hoje veio visitar-nos o padre Dr. Sopoćko e ficará até o dia 30. Fiquei imensamente feliz, porque apenas Deus sabe quanto desejava encontrar-me com ele por causa da obra que Deus está realizando através dele, embora essa visita tenha sido acompanhada de certos dissabores.

1253† Quando ele estava celebrando a santa Missa, vi antes da elevação Nosso Senhor Crucificado, que desprendia a mão direita da cruz, e a claridade que saía da Chaga atingia-lhe o ombro. Isso se repetiu em três santas Missas. Compreendi que Deus lhe dará força para realizar essa obra, apesar das dificuldades e adversidades. Essa alma, agradável a Deus, está crucificada com diversos sofrimentos, mas não me admiro absolutamente disso, porque Deus procede assim com aqueles a quem dedica um amor especial.

1254(17) † Hoje, dia 29.[08.1937], obtive autorização para uma conversa mais longa com o padre Dr. Sopoćko. Fiquei sabendo que - embora existam dificuldades - essa obra está indo adiante e que a Festa da grande Misericórdia já está bastante avançada, não faltando muito para a sua concretização. Porém, ainda é preciso rezar muito, para que desapareçam certas dificuldades.

1255"E agora quanto à irmã: é bom que a irmã esteja nesse estado de indiferença quanto à vontade de Deus e mais equilibrada, e peço-lhe que se empenhe nesse equilíbrio. E agora, no que diz respeito a todas essas coisas, a irmã depende estritamente de frei Andrasz. Eu estou plenamente de acordo com ele. A irmã não faça nada por sua conta, mas em tudo procure entender-se com o seu diretor. Peço que conserve em tudo a serenidade e a maior calma possível. Mais uma coisa - mandei imprimir (18) esse Terço, que deve ficar no verso do santinho, e também essas invocações, semelhantes a uma ladainha, devem ficar no verso desse santinho. E mais um santinho maior, e com ele algumas páginas com a Novena à Misericórdia. Que a irmã reze para isso seja aprovado"[464].

125630. Hoje de manhã partiu o padre Dr. Sopoćko. Quando mergulhei em oração de ação de graças por essa grande graça de Deus de ter me encontrado com ele, fiquei unida de maneira especial com o Senhor, que me disse: É um sacerdote segundo o Meu Coração. Agradam-Me os seus esforços. Estás vendo, Minha filha, que a Minha vontade tem que se realizar, e estou cumprindo o que te prometi. Por ele derramo consolos para as almas sofredoras e atormentadas. Por ele agradou-Me divulgar a honra à Minha (19) misericórdia, e por meio dessa obra da misericórdia mais almas se aproximarão de Mim do que se ele absolvesse dia e noite até o fim da sua vida. Porque assim trabalharia apenas até o fim da vida, enquanto que, por essa obra, trabalhará até o fim do mundo.

1257Para me encontrar com ele fiz uma novena, mas ainda não a terminei e Deus me concedeu essa graça.

1258Ó meu Jesus, aproveitei pouco essa graça, mas isso não dependia de mim, embora, por outro lado, dependesse muito.

1259† Durante a conversa, conheci a sua alma atormentada. Essa alma crucificada é semelhante à do Salvador. Onde justamente espera consolo, encontra a cruz. Vive entre muito amigos, mas não tem ninguém além de Jesus. É assim que Deus despoja aquela alma que Ele ama de maneira especial.

1260(20) Hoje ouvi estas palavras: Minha filha, sê sempre uma criança diante dos Meus representantes, porque de outra forma não tirarás proveito das graças que por eles te envio.

126101.09.1937. Vi Jesus como um Rei em grande majestade, que olhava para a nossa terra com um olhar severo, mas a pedido de Sua Mãe prolongou o tempo de misericórdia.

126203.09.[1937]. Primeira sexta-feira do mês. Durante a santa Missa estive unida a Deus. Jesus me fez conhecer como a mínima coisa não sucede no mundo sem a Sua vontade. Depois dessa visão, a minha alma entrou num extraordinário descanso. Tranquilizei-me inteiramente quanto a essa obra em toda a sua extensão. Deus pode proceder comigo como Lhe aprouver, e eu O bendirei por tudo.

1263(21) Até o presente momento, eu pensava com certo temor até onde essas inspirações me levariam. Um temor ainda maior tomou conta de mim quando o Senhor me fez conhecer que devo deixar esta congregação. Já se passaram três anos desde esse momento, e a minha alma sente ora entusiasmo e impulso para a ação, e então tenho muita coragem e força, e outra vez, quando se aproxima o momento decisivo de dar início à obra, sinto-me abandonada pelo Senhor, e então um estranho temor transpassa a minha alma e vejo que não chegou ainda a hora determinada pelo Senhor para começar a agir. São sofrimentos que nem sei descrever. Apenas Deus sabe o que sinto dia e noite... Parece-me que os maiores suplícios dos mártires me seriam mais leves do que aquilo que estou vivendo, embora sem derramar uma gota de sangue. Tudo isso é pelas almas, Senhor...

1264(22) Ato de submissão total à vontade de Deus, que é para mim o Amor e a própria Misericórdia.

Ato de oferecimento[465]

Jesus-Hóstia, que neste momento recebi no meu coração, nessa união Convosco ofereço-me ao Pai Celestial como vítima de oblação, submetendo-me inteira e totalmente à misericordiosíssima e santa vontade de meu Deus. A partir de hoje, a Vossa vontade, Senhor, é o meu alimento. Aqui tendes todo o meu ser, disponde de mim de acordo com as Vossas divinas complacências. Aceito com submissão, serenidade e alegria tudo o que me oferecer a Vossa mão paterna. Nada temo, não importa como me dirijas, e com o auxílio da Vossa graça cumprirei tudo o que de mim exigirdes. Agora, já não temo qualquer inspiração Vossa; nem (23) indago com inquietação aonde ela me conduzirá. Conduzi-me, ó Deus, pelos caminhos que Vos aprouver. Tenho plena confiança na Vossa vontade, que constitui para mim o Amor e a própria Misericórdia. Se ordenares que fique neste convento - ficarei; se ordenares que dê início à obra - darei; se me deixardes na incerteza quanto a esta obra até à morte - sede bendito; se me enviardes a morte quando humanamente parecer que a minha vida será mais necessária - sede bendito. Se me levardes na juventude - sede bendito; se me fizerdes atingir a idade avançada - sede bendito. Se me concederdes saúde e forças - sede bendito; se me acorrentardes ao leito da dor ainda que por toda a vida - sede bendito. Se me proporcionardes apenas desilusões e insucessos na vida - sede bendito. Se permitirdes que as minhas intenções mais puras sejam condenadas - sede bendito. Se concederdes luz à minha mente - sede bendito; se me deixardes nas trevas e em todo tipo (24) de tormento - sede bendito. Desde este momento, vivo na maior paz, porque o próprio Senhor me carrega em Seus braços. Ele, Senhor de insondável misericórdia, sabe que desejo apenas a Ele, em tudo, sempre e em toda parte.

1265Oração. Ó Jesus, estendido na cruz, suplico-Vos, concedei-me a graça de sempre, em toda parte e em tudo cumprir fielmente a santíssima vontade de Vosso Pai. E, quando essa vontade de Deus me parecer penosa e difícil de cumprir, então suplico-Vos, Jesus, que das Vossas Chagas desça para mim força e vigor, e que a minha boca repita: "Seja feita a Vossa vontade, Senhor". - Ó Salvador do mundo, amante da Redenção humana, Vós que entre as terríveis dores do Vosso suplício esquecestes de Vós mesmo, pensando apenas na salvação das almas, ó Jesus cheio de compaixão, concedei-me a graça de me esquecer de mim mesma, a fim de viver inteiramente para as almas, ajudando-Vos na obra da salvação, segundo a santíssima vontade de Vosso Pai...

1266(25) 05.09.[1937][466]. O Senhor me fez conhecer quanto a estimada madre superiora me defende diante de...[467], pela oração mas também pela ação. Isso não ficará sem gratidão em meu coração - quando estiver com Jesus, não me esquecerei dela.

126706.09.1937. Hoje mudo de ocupação, da horta para a solidão da portaria[468]. Fui por um momento conversar com o Senhor, pedindo-Lhe bênçãos e graças para o fiel cumprimento da tarefa que me foi confiada. E ouvi as palavras: Minha filha, Eu sempre estou contigo; Eu te dei a possibilidade de te exercitares em obras de misericórdia que praticarás de acordo com a obediência. Tu Me darás grande prazer se todos os dias, à tarde, conversares Comigo especificamente sobre esta obrigação. Senti que Jesus me deu uma nova força para essa função, mas apesar disso encerrei-me mais profundamente no Seu Coração.

1268(26) Hoje me sentia mais doente, mas Jesus me deu neste dia mais possibilidade de me exercitar na virtude. Aconteceu que tive mais trabalho na minha obrigação. A irmã da cozinha demonstrou-me a sua insatisfação por me ter atrasado para o almoço, embora eu não pudesse vir mais cedo de maneira alguma. No entanto, passei a sentir-me tão mal que tive que pedir à madre superiora permissão para me deitar. Fui pedir à irmã N. que me substituísse na obrigação. De novo levei uma repreensão: "Como é, a irmã já descansou tanto que de novo vai se deitar? Que tanto fica deitada!". - Ouvi tudo isso, mas ainda não era tudo; precisava ainda pedir à irmã que estava cuidando das doentes para me trazer comida. Quando lhe falei disso, saiu correndo atrás de mim da capela para o corredor para poder dizer o que estava sentindo - "Por que a irmã vai se deitar?" - e assim por diante... Disse-lhe, então, que já nada mais me levasse. (27) Escrevo isso bem resumido, porque não tenho a intenção de escrever sobre essas coisas, mas o faço apenas para que não se proceda assim com outra alma, porque isso não agrada ao Senhor. Naquele que sofre, devemos ver Jesus Crucificado e não um parasita ou um peso para a congregação. A alma que sofre submetendo-se à vontade de Deus atrai mais bênçãos divinas para o convento do que todas as irmãs que trabalham. Pobre da casa que não tem irmãs doentes! Deus, muitas vezes, concede muitas e grandes graças em consideração às almas sofredoras e afasta muitos castigos unicamente em consideração a elas.

1269Ó meu Jesus, quando seremos capazes de olhar as almas por motivos mais elevados? Quando é que serão verdadeiros os nossos juízos? Vós nos dais a possibilidade de nos exercitarmos em atos de caridade, e nós nos exercitamos em julgamentos. Para verificar se está florescendo o amor a Deus numa casa religiosa, é preciso perguntar como é que são tratados os doentes, aleijados e inválidos.

1270(28) 10.09.[1937]. Na meditação, tomei conhecimento de que, quanto mais pura é a alma, tanto mais espiritual é a sua convivência com Deus. Ela não dá muita atenção aos sentidos e seus protestos. Deus é espírito, portanto amo-O em espírito e verdade.

1271Quando percebi como é perigoso ficar na portaria nos tempos atuais, por causa de tumultos revolucionários e do ódio que muitos malvados têm aos conventos [469], fui conversar com o Senhor e pedi que dispusesse as coisas de tal modo que nenhum homem mau ousasse aproximar-se da portaria. Então ouvi estas palavras: Minha filha, desde o momento em que foste para a portaria, coloquei um querubim no portão, para o proteger; fica tranquila.

Quando voltei da conversa que tive com o Senhor, vi uma nuvenzinha branca e, dentro dela, um querubim com os braços cruzados. O seu olhar era como o raio; conheci como o fogo do amor a Deus arde nesse olhar...

1272(29) 14.09.[1937]. Exaltação da santa Cruz. Hoje conheci como esse sacerdote[470] encontra grandes contrariedades em toda essa causa. Opõem-se a ele até as almas piedosas e zelosas pela glória de Deus e, se ele não desanima, é apenas por exclusiva graça de Deus.

1273Jesus: Minha filha, estás pensando que escreveste o suficiente sobre a Minha misericórdia? O que escreveste é apenas uma pequena gota diante do oceano. Sou o Amor e a própria Misericórdia e não existe miséria que possa medir-se com a Minha misericórdia, nem a miséria a esgotará, visto que, à medida que se dá - aumenta. A alma que confia na Minha misericórdia é a mais feliz, porque Eu mesmo cuido dela.

1274Sinto grandes sofrimentos na alma, quando sei de qualquer ofensa a Deus. Soube hoje que, não longe da nossa portaria, estavam sendo cometidos pecados graves. Isso foi à noite. Rezei na capela com fervor, (39) depois fui flagelar-me e, quando de novo me ajoelhei para rezar, o Senhor deu-me a conhecer como sofre a alma afastada de Deus... Parecia-me que meu coração se despedaçava e, ao mesmo tempo, conheci como uma alma assim fere o misericodiosíssimo Coração de Jesus. Essa pobre criatura não quer aceitar a compaixão de Deus. Quanto mais Deus perseguir a alma com Sua misericórdia, tanto mais justo será com ela.

1275Escreve, Minha secretária, que sou mais generosso para com os pecadores do que para com os justos. Foi por eles que desci à terra... por eles derramei o Meu Sangue. Que não tenham medo de se aproximar de Mim. São eles que mais necessitam da Minha misericórdia.

127616.09.[1937]. Hoje desejei ardentemente rezar uma Hora Santa diante do Santíssimo Sacramento; no entanto, outra era a vontade de Deus. Às oito horas, comecei a sentir dores tão violentas que (31) tive que me deitar imediatamente. Fiquei me contorcendo nessas dores por três horas, isto é, até as onze da noite. Nenhum remédio me ajudou, e vomitava tudo o que engolia. Em certos momentos, essas dores me faziam perder a consciência.

Jesus me permitiu conhecer que, dessa maneira, participei da Sua agonia no Jardim de Oliveiras e que Ele mesmo permitiu esses sofrimentos para desagravar a Deus pelas almas assassinadas no ventre de mães perversas. Já passei três vezes por esses sofrimentos; sempre começam às oito horas - [duram] até as onze da noite. Nenhum remédio consegue diminuir esses meus sofrimentos. Quando se aproximam as onze horas, desaparecem por si, e eu adormeço nesse momento; no dia seguinte, sinto-me muito fraca. Quando isso me aconteceu a primeira vez, eu estava no sanatório. Os médicos não podiam descobrir o que era, e nem injeções nem remédio algum me ajudava, (32) e eu mesma não compreendia que sofrimentos eram esses. Eu disse ao médico que nunca na vida tinha tido semelhantes dores. Ele afirmou que não sabia do que se tratava. Só agora compreendo que sofrimento é esse, porque o Senhor me permitiu conhecer... No entanto, quando penso que talvez algum dia ainda tenha que sofrer dessa maneira, tremo de terror, mas não sei se ainda alguma vez vou sofrer assim; deixo isso para Deus; o que Deus quiser enviar-me, aceitarei tudo com submissão e amor. Queira Deus que eu possa salvar com esses sofrimentos ao menos uma alma do homicídio.

1277Após esses sofrimentos, no dia seguinte, posso sentir o estado das almas e da sua disposição diante de Deus. Estou repleta de um verdadeiro discernimento.

1278Recebo a santa Comunhão de maneira como que angélica. A minha alma está inundada pela luz de Deus e se alimenta dela. (33) Os sentimentos ficam adormecidos - é uma união com o Senhor puramente espiritual, é um grande predomínio do espírito sobre a natureza.

1279Concedeu-me o Senhor o conhecimento das graças com que me cumula sem cessar. Essa luz atingiu-me profundamente e compreendi essas inconcebíveis deferências que Deus me manifesta. Fiquei na cela numa longa ação de graças, deitada de bruços e derramando lágrimas de gratidão. Não conseguia levantar-me do chão, porque, a cada vez que queria levantar-me, a luz de Deus dava-me um novo conhecimento da graça de Deus. Só na terceira vez pude me levantar do chão. Como uma criança, sentia que tudo o que o Pai Celestial possui é meu. Ele mesmo me levantou do chão até o Seu Coração. Eu sentia que tudo o que existe é meu de maneira exclusiva, mas eu não tinha qualquer desejo de possuir tudo isso, porque Deus somente me basta.

1280(34) Hoje conheci com quanta relutância o Senhor vem a certa alma na santa Comunhão. Vai a esse coração como a um calabouço - para o suplício e o tormento. Pedi-lhe perdão e desagravei-O por essa ofensa.

1281O Senhor me deu a conhecer que terei um encontro com meu irmão[471], contudo não consigo compreender como me encontrarei com ele, e por que ele viria visitar-me. Embora eu soubesse que tinha a graça da vocação divina, por que viria visitar-me? No entanto, afastei essas ponderações e pensei que, se o Senhor me deu a conhecer que ele viria, isso me era suficiente. Uni o meu pensamento com Deus, não me ocupando da criatura, entregando tudo ao Senhor.

1282† Quando vêm à portaria os mesmos pobres, trato-os com maior bondade e não lhes dou (35) a conhecer que já estiveram uma vez, para deixá-los à vontade, e eles então me falam abertamente dos seus sofrimentos e das suas necessidades.

Embora a irmã N. me diga que não se procede assim com mendigos e na minha presença lhes feche bruscamente a porta na cara, sempre que ela não está, trato-os como o meu Mestre o faria. Algumas vezes se dá mais não dando nada do que dando muito, mas de maneira rude.

1283Muitas vezes o Senhor me dá a conhecer interiormente as pessoas com quem me encontro na portaria. Uma alma, digna de compaixão, tomou a iniciativa de ela mesma me dizer alguma coisa. Aproveitando a ocasião, delicadamente fiz-lhe conhecer em que estado miserável se encontra a sua alma. Retirou-se com melhor disposição.

128417.09.[1937]. Ó Jesus, vejo tanta beleza espalhada à minha volta, pela qual incessantemente Vos (36) rendo graças, mas percebo que algumas almas são como pedras, sempre frias e insensíveis. Nem com milagres se comovem muito, têm o olhar abaixado para os seus pés e, assim, nada veem além de si mesmas.

1285Vós me envolvestes na vida com a Vossa proteção sensível e afetuosa, mais do que possa compreender, porque só compreenderei a Vossa bondade em toda a plenitude quando caírem os véus. Desejo que toda a minha vida seja uma única ação de graças para Convosco, ó Deus.

1286† Agradeço-Vos, Deus, por todas as graças
com que me cumulais sem cessar,
que me iluminam como o brilho do sol
e pelas quais me indicais o caminho certo.

Agradeço-Vos, Deus, por me terdes criado,
por me terdes chamado do nada à existência,
e por terdes posto em mim as Vossas marcas divinas,
fazeis isso apenas por amor.

(37) Agradeço-Vos, Deus, pelo santo batismo,
que me introduziu na família de Deus:
é um dom grande e inconcebível da graça
que transforma as nossas almas.

Agradeço-Vos, Senhor, pela santa confissão,
essa fonte inesgotável de grande misericórdia,
esse manancial inconcebível de graças,
em que se purificam as almas manchadas pelo pecado.

Agradeços-Vos, Jesus, pela santa Comunhão,
em que Vós mesmo Vos dais a nós;
sinto como o Vosso Coração pulsa em meu peito,
como Vós mesmo aumentais a vida divina em mim.

Agradeço-Vos, Espírito Santo, pelo sacramento do crisma
que me arma como Vosso cavaleiro,
dá à alma força para todos os momentos
e me defende do mal.

Agradeço-Vos, Deus, pela graça da vocação,
por ser chamada para somente servir a Vós,
dando-me a possibilidade de Vos amar exclusivamente, é uma grande honra para a minha alma.

(38) Agradeço-Vos, Senhor, pelos votos perpétuos,
por essa união de amor puro,
por Vos terdes dignado unir o Vosso Coração puro ao meu
e unido o meu coração com o Vosso pelo vínculo da pureza.

Agradeço-Vos, Senhor, pelo sacramento da unção,
que me fortalecerá no último instante da luta
e me ajudará a salvar-me, dando forças para a alma,
para que sejamos felizes para sempre.

Agradeço-Vos, Deus, por todas as inspirações com que a Vossa bondade me cumula,
por essas iluminações interiores da alma,
que não é possível expressar, mas o coração sente.

Agradeço-Vos, Santíssima Trindade, pelas graças inumeráveis
com que me cumulastes sem cessar durante toda a vida.
Minha gratidão se multiplicará ao despontar a eterna aurora,
quando pela primeira vez eu cantar a Vossa glória.

1287† Apesar da tranquilidade da alma, estou travando uma luta contínua com o inimigo da alma. A cada passo descubro novas armadilhas dele, e a luta prossegue. (39) Exercito-me em tempo de paz e fico alerta, para o inimigo não me encontrar desprevenida e, quando vejo a sua grande raiva, permaneço na fortaleza, isto é, no Santíssimo Coração de Jesus.

128819.09.[1937]. Hoje o Senhor me disse: Minha filha, escreve que fico muito sentido quando as almas religiosas se aproximam do Sacramento do Amor apenas por hábito, como se não distinguissem esse alimento. Não encontro fé nem amor em seus corações. De almas assim Me aproximo com grande desgosto. Seria melhor que não Me recebessem.

1289Dulcíssimo Jesus, acendei o meu amor para Convosco e transformai-me em Vós, divinizai-me, para que os meus atos Vos sejam agradáveis, que o faça o poder da santa Comunhão que recebo diariamente. Como desejo ser inteiramente transformada em Vós, ó Senhor!

1290(40) 19.09.1937. Hoje meu irmão Stasio veio visitar-me. Alegrei-me imensamente com essa bela almazinha, que também pretende entregar-se ao serviço de Deus, ou seja, o próprio Deus o está atraindo para o Seu amor. Conversamos muito tempo sobre Deus, sobre a Sua bondade. Durante a conversa com ele, conheci como é agradável a Deus essa pequena alma. Recebi autorização da madre superiora para me encontrar mais frequentemente com ele. Quando me pediu conselho sobre onde deveria entrar, respondi-lhe: "Afinal, você é que melhor deve saber o que Deus está exigindo de você". Indiquei-lhe a ordem dos Jesuítas - "mas ingresse onde quiser". Prometi rezar por ele e resolvi fazer uma novena ao Coração divino, com a intercessão do Padre Piotr Skarga, com a promessa de publicação no "Mensageiro do Coração de Jesus",[472] visto que tem grandes dificuldades nesse particular. Compreendi que nessa questão é mais útil a oração do que o conselho...

1291(41) 21.09.[1937]. Quando hoje, durante a noite, acordei por várias vezes, embora brevemente - de todo o coração agradeci a Deus por todas as graças concedidas a mim e à nossa congregação. Fiquei refletindo sobre a Sua grande bondade.

1292Quando recebi a santa Comunhão, disse-Lhe: "Jesus, a noite passada pensei tantas vezes em Vós" - e Jesus me respondeu: Também Eu pensei em ti antes mesmo de te chamar à vida. - "Jesus, de que maneira pensastes em mim?". - De maneira a admitir-te à Minha eterna felicidade. Após essas palavras, o amor a Deus inundou minha alma; não podia deixar de admirar quanto Deus nos ama.

1293Novamente caí no mesmo erro, apesar do propósito sincero. Trata-se de uma pequena imperfeição e quase que involuntária, no entanto, senti na alma uma dor tão aguda que interrompi o meu trabalho e por um momento (42) [entrei] na capela, caindo aos pés de Jesus. Com amor e grande dor pedia perdão ao Senhor, envergonhando-me, tanto mais que de manhã, após a Comunhão, na conversação com Ele jurei-Lhe fidelidade. Então ouvi estas palavras: Se não houvesse essa pequena imperfeição, não virias visitar-Me. Deves saber que, todas as vezes que vens a Mim, humilhando-te e pedindo perdão, derramo uma imensidade de graças na tua alma, e a tua falta desaparece diante de Mim; vejo apenas o teu amor e a tua humildade. Não perdes nada, antes, ganhas muito...

1294O Senhor deu-me a conhecer que, se a alma não aceita as graças que lhe são destinadas, no mesmo instante uma outra alma as recebe. Ó meu Jesus, fazei-me digna de receber as graças, porque nada posso fazer por mim mesma, e sem a Vossa ajuda nem posso pronunciar dignamente o Vosso Nome.

1295(43) 25.09.[1937]. Quando soube que grandes dificuldades existem em relação a toda essa obra, fui ter com o Senhor e disse: "Jesus, não estais vendo como estão dificultando a Vossa obra?". - E ouvi na alma a voz: Faz o que está ao teu alcance e não te preocupes com o resto. Essas dificuldades demonstram que essa obra é Minha. Fica tranquila, se fizeres tudo que está ao teu alcance.

1296Quando hoje abri o portão para a madre superiora, fiquei sabendo que estava indo para a cidade a fim de tratar sobre a misericórdia divina[473]. Foi a superiora que mais contribuiu com toda essa obra da misericórdia.

1297Hoje inadivertidamente perguntei a duas crianças pobres se realmente não tinham o que comer em casa. Essas crianças, sem nada responder, afastaram-se do portão. Compreendi como lhes era difícil falar da própria miséria, então depressa (44) as alcancei e fiz com que voltassem, dando-lhes o que podia e aquilo a que estava autorizada.

1298Ó Deus, mostrai-me a Vossa misericórdia,
segundo a compaixão do Coração de Jesus.
Ouvi os meus suspiros e os meus pedidos,
e as lágrimas do coração contrito.

Ó Deus onipotente, sempre misericordioso,
Vossa compaixão é inesgotável,
embora a minha miséria seja grande como o mar,
tenho plena confiança na misericórida do Senhor.

Ó Trindade eterna, Deus sempre bondoso,
Vossa compaixão nunca se esgota,
por isso, confio no mar da Vossa misericórdia
e sinto-Vos, Senhor, embora Vos esconda o véu.

Que o poder da Vossa misericórdia, Senhor,
seja glorificado no mundo inteiro;
Que a sua honra nunca cesse.
Alma minha, anuncia com ardor a misericórdia divina.

1299 (45) 27.09.[1937]. Hoje, com a madre superiora, fui falar com certo senhor[474], por meio do qual estão sendo impressos e pintados pequenos santinhos da Misericórdia Divina, também as invocações[475] e o Terço[476], os quais já receberam a aprovação[477], e ainda para vermos a Imagem maior já retocada[478]. É muito parecida; fiquei imensamente feliz com isso. Quando olhei para a Imagem, invadiu-me um tão vivo amor a Deus que, por momentos, nem sabia onde me encontrava.

1300Uma vez resolvidos todos os assuntos, fomos à igreja da Santíssima Virgem Maria e participamos de uma santa Missa, durante a qual o Senhor me deu a conhecer o grande número de almas que encontrarão a salvação através dessa obra. Em seguida, iniciei um diálogo interior com o Senhor, agradecendo-Lhe por se ter dignado dar-me a graça de ver a honra à Sua insondável misericórdia que está se difundindo. Mergulhei em profunda oração de ação de graças. Oh, como é grande a generosidade de Deus. Bendito seja o Senhor, (46) que é fiel às Suas promessas...


>> Caderno IV de 1301 a 1400

 

 

 

Referência

Livro Santa Irmã Maria Faustina Kowalska - Diário - A Misericórdia Divina na minha alma.