Oração Ave Maria

Diário - Caderno II

Cantarei a Misericórdia do Senhor pelos séculos

801Ainda hoje fui fazer uma breve visita ao Senhor[354], antes de me deitar. Meu espírito submergiu Nele como no meu único tesouro. O meu coração descansou um momento junto ao Coração do meu Esposo. Recebi luz sobre como proceder com as pessoas que me cercam e voltei ao meu quarto. O médico[355] me dispensou os seus bons cuidados; vejo corações bondosos em minha volta.

802(200) 10.12.[1936]. Hoje levantei cedo e fiz a meditação ainda antes da santa Missa. A santa Missa é celebrada aqui às seis horas. Depois da santa Comunhão, o meu espírito mergulhou no Senhor, único objeto do meu amor. Sentia-me envolvida pela Sua onipotência. Quando me retirei para a solidão do meu quarto, senti-me mal e logo tive que me deitar. A irmã[356] me trouxe o remédio, mas me senti mal o dia todo. À noite, tentei fazer a Hora Santa, mas não consegui; tudo o que pude foi unir-me a Jesus sofredor.

803O meu quarto está ao lado da sala dos homens. Não sabia que os homens eram tão tagarelas, desde manhã até a noite conversam sobre diversos assuntos. Há muito mais silêncio na sala das mulheres. A mulher sempre é acusada de tagarelice - mas aqui tive a possibilidade de me convencer do contrário. É difícil a gente se concentrar na oração no meio desses risos e gracejos. Só não me perturbam quando a graça de Deus apodera-se completamente de mim, (201) porque, então, já não me dou conta do que acontece ao meu redor.

804Meu Jesus, como estes homens falam tão pouco de Vós! Falam de tudo, menos de Vós, Jesus. E, quando falam pouco, com certeza nem pensam. Falam do mundo todo, mas a respeito de Vós, Criador, calam-se. Fico triste, Jesus, ao ver essa grande indiferença e ingratidão das criaturas. Ó meu Jesus, desejo amar-Vos por eles e desagravar-Vos com o meu amor.

805Imaculada Conceição de Maria

Desde manhã, senti a proximidade da Mãe Santíssima. Durante a santa Missa a vi tão formosa e bela que não tenho palavras para poder expressar, nem ao menos em parte, essa beleza. Estava toda de branco, cingida com uma faixa azul, o manto também azul, uma coroa na cabeça, toda a figura irradiando um brilho incomparável. - Sou a Rainha do céu e da terra, mas especialmente a vossa Mãe. - Estreitou-me ao seu Coração e disse: Sempre me compadeço de ti. - Senti (202) a força do seu Coração Imaculado, que se comunicou à minha alma. Agora compreendo por que eu estava me preparando há dois meses para essa festa e por que a aguardava com tanta ansiedade. A partir de hoje, procurarei a maior pureza possível da alma, para que os raios da graça de Deus aí se reflitam com toda a claridade. Desejo ser um cristal, para ser agradável aos Seus olhos.

806† Nesse mesmo dia, vi um certo sacerdote, que era envolvido por um brilho que descia da Virgem Santíssima; certamente essa alma ama a Imaculada.

807Uma estranha saudade toma conta da minha alma; admiro-me que essa saudade não separe a alma do corpo. Desejo a Deus, desejo mergulhar Nele. Compreendo que estou num terrível exílio e, com todo o vigor da minha alma, almejo por Deus. Ó habitantes da minha pátria[357], lembrai-vos da exilada! - Quando cairão os véus também para mim? Ainda que eu veja e (203) sinta como é fino o véu que me separa do Senhor, desejo contemplá-Lo face a face; - porém, tudo seja segundo a Vossa vontade.

80811.12.[1936]. Hoje não pude participar de toda a santa Missa; estive apenas nas partes mais importantes e, depois de receber a santa Comunhão, logo voltei para a solidão do meu quarto. De repente, envolveu-me a presença de Deus e imediatamente senti a Paixão do Senhor, por um instante muito breve. Nesse momento conheci mais profundamente a obra da misericórdia.

809À noite, fui subitamente acordada e percebi que uma alma estava pedindo as minhas orações e que se encontrava em grande necessidade de oração. Por um instante, mas de toda a alma, pedi ao Senhor graça para ela.

810No dia seguinte, já depois do meio-dia, quando entrei na sala vi uma pessoa agonizante e soube que a agonia tinha começado de noite. Quando verifiquei - foi na hora em que (204) me pediram orações. De repente ouvi na alma a voz: Reza o Terço da Misericórdia que te ensinei. Corri para buscar o terço, ajoelhei-me junto da agonizante e comecei a rezar o Terço, com todo o fervor do espírito. De repente, a agonizante abriu os olhos e olhou para mim; eu mal tivera tempo de rezar todo o Terço, quando ela expirou numa paz extraordinária. Pedi ardentemente ao Senhor que cumprisse a promessa que me tinha feito pela recitação desse Terço. O Senhor me deu a conhecer que aquela alma tinha obtido a graça que Ele me prometera. Essa alma foi a primeira em que se cumpriu a promessa do Senhor. Senti o poder da misericórdia que envolveu aquela alma.

811Quando entrei no meu quarto, ouvi estas palavras: Defenderei na hora da morte, como Minha glória, toda alma que recitar esse Terço, ou quando outros o recitarem junto a um agonizante - eles conseguirão pelo agonizante a mesma indulgência. Quando (205) recitam esse Terço junto a um agonizante, aplaca-se a ira de Deus, a misericórdia insondável envolve a alma e abrem-se as entranhas da Minha misericórdia, movidas pela dolorosa Paixão de Meu Filho.

Oh, se todos conhecessem como é grande a misericórdia do Senhor e como todos nós precisamos dela, especialmente nessa hora decisiva.

812† Hoje, travei uma luta com os espíritos das trevas por uma alma. Como satanás odeia terrivelmente a misericórdia divina! Vejo como se opõe a toda essa obra.

813† Ó Jesus Misericordioso, pregado na cruz, lembrai-Vos da hora da nossa morte! Ó Coração misericordiosíssimo de Jesus, aberto pela lança, abrigai-me na hora derradeira da vida! Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de insondável misericórdia para mim, na hora da minha morte! Ó Jesus agonizante, refém da misericórdia[358], aplacai a ira de Deus na hora da minha morte.

814(206) † 12.12.[1936]. Hoje, recebi apenas a santa Comunhão e estive um pouco na santa Missa. Toda a minha força está em Vós, Pão vivo. Seria difícil para mim viver um dia sem comungar. Vós sois o meu escudo; sem Vós, Jesus, não sei viver.

815Jesus, o meu Amor, fez-me compreender hoje o quanto me ama, embora haja um tão grande abismo entre nós: Criador e criatura. No entanto, de certa forma, existe como que igualdade: o amor preenche esse abismo. Ele mesmo se rebaixa até mim e me faz capaz de conviver com Ele. Mergulhei Nele, como que me perdendo por completo - no entanto, sob a influência do Seu olhar amoroso a minha alma hauriu força e vigor, consciência de que ama e é amada de maneira especial, sabendo que o Poderoso a defende. De uma tal oração, embora breve, a alma tira muito proveito. Nem horas inteiras de oração comum dão à alma a luz que lhe dá um breve momento de oração elevada.

816(207) † Depois do meio-dia tive meu primeiro [descanso] na varanda[359. Hoje veio visitar-me irmã Felícia[360], que trouxe para mim algumas coisas necessárias, e ainda umas belas maçãs com as saudações da querida madre superiora e das queridas irmãs.

81713.12.[1936]. Confissão diante de Jesus. Quando comecei a refletir que já não me confessava há três semanas - chorei vendo os pecados da minha alma e certas dificuldades. Não me tinha confessado, porque as circunstâncias não o permitiram. Quando houve confissão, eu estava de cama nesse dia. Na semana seguinte, a confissão era pela manhã, e eu fui antes do meio-dia ao hospital. Porém, esta tarde, frei Andrasz entrou no meu quarto e sentou-se, para me ouvir em confissão. Antes disso não trocamos nem mesmo uma palavra. Fiquei imensamente feliz, porque eu desejava muito me confessar. Desvendei toda a minha alma como de costume. O padre respondeu-me a cada um dos pormenores.

Eu me sentia estranhamente feliz por poder (208) dizer tudo. Como penitência mandou que eu rezasse a ladainha ao Nome de Jesus. Quando eu queria apresentar a dificuldade que teria para rezar essa ladainha, levantou-se e concedeu-me a absolvição. De repente, uma grande claridade começou a envolver a sua figura, e vi que não era frei Andrasz, mas Jesus. Suas vestes eram brancas como a neve. Desapareceu imediatamente. De início, fiquei um pouco perturbada, mas, em seguida, uma espécie de paz invadiu a minha alma. Percebi que Jesus ouvia em confissão como os confessores, mas durante essa confissão uma coisa estranha tomava conta do meu coração, e eu não podia compreender, de início, o que isso significava.

81816.12.[1936]. Ofereci este dia pela Rússia; ofereci todos os meus sofrimentos e as minhas orações por esse pobre país. Depois da Comunhão Jesus me disse: Não posso suportar por mais tempo esse país; não Me tolhas as mãos, Minha filha. (209) Compreendi que, se não fosse as orações das almas agradáveis a Deus, toda essa nação teria sido reduzida a nada. Oh, como sofro por causa dessa nação que expulsou Deus das suas fronteiras!

819† Ó fonte inesgotável da Misericórdia de Deus - derramai-Vos sobre nós! A Vossa bondade não tem limites. Confirmai, ó Senhor, a força da Vossa Misericórdia sobre o abismo da minha miséria, porque a Vossa compaixão não conhece limites. A Vossa misericórdia é incomparável, inatingível e encanta a mente dos homens e dos anjos.

820O anjo da guarda recomendou-me que rezasse por certa alma - e de manhã soube que era um homem que naquele momento havia começado a agonizar. Nosso Senhor me dá a conhecer de maneira excepcional sempre que alguém necessita da minha oração. Reconheço especialmente quando necessita da minha oração uma alma agonizante. Agora isso acontece com mais frequência do que antigamente.

821(210) Nosso Senhor deu-me a conhecer como Lhe agrada a alma que vive conforme a vontade de Deus, dando-Lhe assim maior glória...

822Hoje compreendi que, ainda que eu não realize o que o Senhor está exigindo de mim, serei recompensada como se tivesse cumprido tudo, pois Ele olha a intenção com que comecei; ainda que me chamasse a Si hoje mesmo, essa obra nada sofreria com isso, porque Ele mesmo é o Senhor - da obra e do operário. A minha parte consiste em amá-Lo até a loucura. Todas as obras não são mais do que uma pequena gota diante Dele. O amor é que tem significado, poder e mérito. Foi ele que desvendou na minha alma vastos horizontes - o amor preenche os abismos.

82317.12.[1936]. Ofereci o dia de hoje pelos sacerdotes. Neste dia sofri mais do que em qualquer outro - tanto interior como exteriomente. Eu não sabia que era possível sofrer tanto num só dia. (211) Procurei fazer a Hora Santa, na qual o meu espírito sentiu o amargor do Jardim das Oliveiras. Estou lutando sozinha, sustentada pelo Seu braço, contra todas as dificuldades que se colocam diante de mim como muralhas intransponíveis. No entanto, confio no poder do Seu Nome e nada temo.

824Neste retiro, o próprio Jesus é meu Mestre. Ele mesmo me educa e instrui. Sinto que estou sob Sua ação especial. Pelos Seus inconcebíveis desígnios e insondáveis juízos, une-me a Si de maneira especial e me permite mergulhar em mistérios insondáveis. Existe um segredo que me une com o Senhor, do qual ninguém pode saber, nem mesmo os anjos. E ainda que o quisesse revelar, não saberia como expressá-lo: no entanto, é dele que vivo e viverei pelos séculos. Esse segredo me distingue das outras almas aqui na terra e na eternidade.

825(212) † Ó dia claro e belo em que serão realizados todos os meus desejos! Ó dia desejado que serás o último da minha vida! Alegro-me com esse último retoque que meu Divino Artista traçará na minha alma, que me dará uma beleza particular e que me distinguirá da beleza das outras almas. Ó grande dia, em que se confirmará o amor de Deus em mim! Nesse dia, pela primeira vez, entoarei diante do céu e da terra o cântico da insondável misericórdia do Senhor. Essa é a minha obra e a missão que o Senhor me destinou desde a fundação do mundo. Para que o cântico da minha alma seja agradável à Santíssima Trindade, guiai e formai Vós mesmo a minha alma, ó Espírito de Deus. Armo-me de paciência e aguardo a Vossa chegada, Deus misericordioso, e, quanto às terríveis dores e ao medo da agonia - nesse momento confiarei, mais do que nunca, no abismo da Vossa (213) misericórdia e lembro-Vos, ó compassivo Jesus, doce Salvador, de todas as promessas que me fizestes.

826Hoje de manhã tive uma desventura: o meu relógio parou e eu não sabia quando devia me levantar. Tinha pena de deixar de comungar. Continuava escuro, de modo que não me podia orientar sobre a hora de me levantar. Vesti-me, fiz a meditação e fui à capela, mas ainda estava tudo fechado e o silêncio reinava em toda parte. Mergulhei na oração, especialmente pelos doentes. Reconheço agora o quanto os doentes necessitam de oração. Finalmente a capelinha foi aberta. Mas tinha dificuldade de rezar, porque me sentia exausta e, logo depois da santa Comunhão, voltei ao meu quarto. Então vi o Senhor, que me disse: Fica sabendo, Minha filha, que Me agrada o fervor do teu coração e, como tu desejas ardentemente te unir a Mim na santa Comunhão, assim também Eu desejo entregar-Me todo a ti. Como (214) recompensa pelo teu zelo, descansa junto ao Meu Coração. Nesse momento o meu espírito mergulhou no Seu Ser, como uma gota de água no oceano profundo; mergulho Nele como em meu único tesouro. Assim reconheci que o Senhor permite certas dificuldades para a Sua maior glória.

82718.12.[1936]. Hoje fiquei triste, porque já faz uma semana que ninguém me visita[361]; quando me queixava ao Senhor, respondeu-me: Não te basta que Eu te visite diariamente? Pedi perdão ao Senhor, e a tristeza desapareceu. Ó Deus, minha força, Vós me bastais.

828Hoje à noite, conheci que certa alma necessita da minha oração. Rezei com fervor, mas sentia que ainda não era suficiente, e continuei a rezar por mais tempo. No dia seguinte soube que, justamente nessa hora, tinha começado a agonia de certa alma, e tinha durado até de manhã. Conheci as lutas difíceis pelas quais estava passando. (215) Nosso Senhor me dá a conhecer de maneira especial quando uma alma agonizante necessita da minha oração. Sinto esse espírito, que me pede oração, de uma forma viva e clara. Não sabia que existe tal união com as almas, e o meu anjo da guarda me fala disso frequentemente.

829O pequeno Menino Jesus é a alegria da minha alma durante a santa Missa. Muitas vezes, a distância nem existe - vejo certo sacerdote que O traz. Aguardo com muita ansiedade o Natal, e vivo na expectativa com a Mãe Santíssima.

830Ó Luz eterna, que vindes à terra, iluminai a minha mente e fortalecei a minha vontade, para que eu não sucumba nos momentos de duras provas! Que a Vossa luz dissipe todas as dúvidas. Que a Vossa onipotência atue através de mim. Confio em Vós, ó Luz incriada! Vós, ó Menino Jesus, sois para mim o modelo no cumprimento da vontade de Vosso Pai, Vós que dissestes: "Eis que venho para cumprir a Vossa vontade, ó Pai" - fazei que também eu (216) cumpra em tudo fielmente a vontade de Deus. Ó Deus-Menino, concedei-me essa graça.

831Ó meu Jesus, a minha alma anseia pelos dias das provações, mas não me deixeis sozinha nesta escuridão interior. Segurai-me firmemente bem junto de Vós. Selai os meus lábios, para que o perfume dos meus sofrimentos seja conhecido e agradável somente a Vós.

832Ó Jesus Misericordioso, com quanta ansiedade Vos apressáveis em direção ao Cenáculo para consagra a Hóstia que eu devo receber durante a minha vida! Desejastes, Jesus, residir em meu coração. Vosso Sangue vivo une-se com o meu sangue. Quem compreenderá essa união estreita? O meu coração encerra o Onipotente, o Inconcebível. Ó Jesus, concedei-me Vossa vida divina, que Vosso Sangue, puro e nobre, pulse com todo o vigor no meu coração. Entrego-Vos todo o meu ser, (217) transformai-me em Vós e tornai-me capaz de cumprir em tudo a Vossa santa vontade, correspondendo ao Vosso amor. Ó meu doce Esposo, Vós sabeis que meu coração não conhece ninguém além de Vós. Vós abristes no meu coração um insaciável anseio de um mais profundo amor por Vós. Desde o primeiro momento em que Vos conheci, o meu coração Vos amou e mergulhou em Vós como em seu único e exclusivo fim. Que o Vosso amor puro e onipotente [seja] o motivo das minhas ações. Quem compreenderá e conceberá a profundeza da misericórdia que jorrou do Vosso Coração?

833Verifiquei quanta inveja existe até mesmo na vida religiosa. Sei que poucas são as almas verdadeiramente grandes, dispostas a menosprezar tudo o que não seja Deus. Ó alma, não encontrarás beleza fora de Deus! Oh, quão frágil é o motivo daqueles que querem elevar-se à custa dos outros! E que prejuízo!

834(218) 19.12.[1936]. Hoje de noite, senti na alma que certa pessoa estava necessitando da minha oração. Comecei logo a rezar. De repente, conheço interiormente e sinto o espírito que me pede isso; rezo até me sentir tranquilizada. Existe uma grande ajuda para os agonizantes neste Terço da Misericórdia. Frequentemente, rezo numa intenção conhecida interiormente; sempre rezo até sentir na minha alma que a oração produziu efeito.

835Especialmente agora, quando estou aqui neste hospital, sinto essa união interior com os agonizantes, que no início da agonia pedem as minhas orações. Deus me deu uma misteriosa união com os agonizantes. Agora, isso sucede com mais frequência e, por isso, tenho a possibilidade de comprovar até a hora em que começa a agonia.

Hoje, às onze horas da noite, fui, de repente, despertada e senti claramente que estava junto de mim um espírito me pedindo oração; há uma espécie de força que me obriga a rezar. A minha visão é puramente espiritual, através de uma repentina luz (219) que Deus me concede nesse momento. Rezo até me sentir tranquila na alma, e nem sempre levo o mesmo tempo. Sucede às vezes que rezo uma Ave-Maria - e já fico tranquila, então, recito o salmo De profundis e nada mais rezo. Outras vezes, acontece que recito todo este Terço e só então me encontro em paz. E aqui também verifiquei que, se me sinto impelida à oração por mais tempo, ou seja, sinto a inquietação interior, essa alma encontra-se em maiores lutas, numa agonia mais longa.

A maneira como posso constatar a hora é a seguinte: como tenho relógio, vejo, naquele momento, que horas são. No dia seguinte, quando me falam da morte dessa pessoa, pergunto a hora, que corresponde inteiramente [àquela] da agonia. Dizem-me: "Tal e tal pessoa está em grande agonia", ou então: "Hoje morreu tal e tal pessoa, mas adormeceu depressa e calmamente". Sucede que a pessoa em agonia está no segundo ou no terceiro pavilhão; no entanto, para o espírito não existe (220) distância. Sucede que tenho o mesmo conhecimento distante a várias centenas de quilômetros. Isso aconteceu diversas vezes com relação a parentes e a familiares, e também com relação a irmãs religiosas e almas que nem cheguei a conhecer em vida.

Ó Deus de insondável misericordia, que me permitis levar alívio e ajuda aos agonizantes pela minha indigna oração, sede bendito tantas mil vezes quantas estrelas há no céu e quantas gotas de água há em todos os oceanos. Que a Vossa misericórdia ressoe de todos os cantos do orbe terrestre e que se eleve até ao escabelo do Vosso trono, glorificando esse Vosso maior atributo, isto é, essa Vossa insondável misericórdia!

Ó Deus, essa insondável misericórdia atrai e encanta sempre de novo as almas santas e todos os espíritos celestes. Mergulham em santo espanto esses espíritos puros, glorificando essa inconcebível misericórdia de Deus, que, por seu turno, os faz entrar em novo êxtase, tornando o seu louvor ainda mais perfeito. Ó Deus eterno, quão ardentemente desejo glorificar esse Vosso maior atributo, (221) isto é, a Vossa insondável misericórdia. Vejo toda a minha pequenez e não me posso comparar com os habitantes do céu que, em santa admiração, glorificam a misericórdia do Senhor. No entanto, também eu encontrei uma maneira perfeita de glorificar essa insondável misericórdia do Senhor.

836Ó Jesus dulcíssimo, que Vos dignastes permitir a mim, miserável, o conhecimento dessa Vossa insondável misericórdia; ó Jesus dulcíssimo, que tão amavelmente me pedistes que eu falasse ao mundo inteiro dessa Vossa inconcebível misericórdia, eis que tomo hoje nas minhas mãos os dois raios que jorraram do Vosso misericordioso Coração - isto é, o Sangue e a Água - e espalho-os por todo o globo terrestre, para que cada alma alcance a Vossa misericórdia e, recebendo-a, Vos glorifique por todos os séculos. Ó Jesus dulcíssimo, que Vos dignastes em Vossa inconcebível bondade unir o meu miserável coração com o Vosso misericordiosíssimo Coração, eis que glorifico a Deus nosso Pai com o Vosso próprio Coração, de tal maneira como nenhuma alma ainda O glorificou.

837(222) 21.12.[1936]. Contínuos rumores e conversas até o meio-dia, e depois do meio-dia o rádio fica sempre ligado[236], de modo que sinto a falta do silêncio. Meu Deus, e eu que esperava ficar em silêncio, pensando que poderia conversar apenas com Deus e aqui está acontecendo o contrário. Agora, porém, nada me perturba, nem as conversas, nem o rádio. Numa palavra - nada. A graça de Deus fez com que, quando rezo, nem mesmo sei onde me encontro. Sei apenas que a minha alma está unida com o Senhor, e assim passam os meus dias neste hospital.

838† Admiro-me diante de tantas humilhações e sofrimentos que sofre esse sacerdote por essa causa. Vejo-o em momentos especiais e amparo-o com a minha indigna oração[363]. Somente Deus pode dar tanta coragem, porque, de outra forma, a alma não suportaria; mas vejo com alegria que todas essas adversidades estão contribuindo para a maior glória de Deus - o Senhor não tem muitas almas assim. Ó eternidade infinita, tu iluminarás os esforços das almas heroicas; por esses esforços a terra paga com a ingratidão e o ódio; essas almas não têm amigos (223) - são solitárias. E nessa solidão elas se fortalecem, tiram força apenas de Deus e, com humildade, mas também com coragem, enfrentam todas as tempestades que se abatem sobre elas. Essas almas, como altos carvalhos, são inabaláveis. Aqui existe apenas um único segredo: recebem essa força de Deus e tudo de que necessitam, para si ou para os outros. Carregam o seu peso, mas sabem fazê-lo e são capazes de tomar sobre si os pesos dos outros. São colunas luminosas nos caminhos de Deus, vivendo elas próprias na luz e iluminando os outros. Elas mesmas vivem nas alturas e sabem indicá-las aos outros, menores, ajudando-os a atingi-las.

839† Meu Jesus, Vós vedes que, além de não saber escrever, ainda não tenho uma boa caneta e, algumas vezes, realmente tenho tanta dificuldade em escrever que tenho que juntar letras para formar frases. E isso não é tudo - pois, junto das irmãs, ainda tenho dificuldade de anotar estas coisas em segredo. Muitas vezes tenho que fechar o caderno a cada instante para ouvir pacientemente o que essa pessoa tem para me dizer, (224) enquanto o tempo que eu tenho para escrever vai passando. Fechando de repente o caderno - faço borrões. Estou escrevendo com a autorização das superioras e por ordem do confessor. No entanto, é uma coisa estranha que algumas vezes consiga escrever mais ou menos bem, mas outras vezes - em verdade eu mesma não consigo ler o que escrevi.

84023.12.[1936]. Estou vivendo este tempo com a Mãe de Deus, preparando-me para a solene vinda do Senhor. E a Mãe de Deus me instrui sobre a vida interior da alma com Jesus, especialmente na santa Comunhão. Que grande mistério realiza em nós a santa Comunhão - conheceremos só na eternidade. Ó momentos mais preciosas da vida!

841Ó meu Criador, como anseio por Vós. Vós me compreendeis, ó meu Senhor! Tudo o mais que existe na terra parece-me uma pálida sombra. Eu Vos desejo e anseio por Vós. Fazeis por mim inconcebivelmente tanto, pois Vós mesmo me visitais de maneira especial. No entanto, mesmo essa visita não fecha a ferida do coração, mas desperta em mim uma saudade cada vez maior (225) de Vós. Oh, Senhor, levai-me para Vós, se essa for a Vossa vontade. Sabeis que estou morrendo, e estou morrento por saudade de Vós, e não posso morrer. Morte, onde estás? Senhor, Vós me atraís para o abismo da Vossa Divindade e Vos escondeis atrás das trevas. Todo o meu ser está submerso em Vós, no entanto, eu desejo contemplar-Vos face a face. Quando o conseguirei?

842Hoje veio visitar-me a irmã Crisóstoma[364]. Trouxe-me limões, maçãzinhas e uma pequenina árvore de Natal. Fiquei muito contente. A madre superiora pediu ao médico[365] através da irmã Crisóstoma que me permitisse passar o Natal em casa, com o que o médico concordou de boa vontade. Fiquei feliz e chorei como uma criancinha. Irmã Crisóstoma admirou-se da minha má aparência e que estou tão mudada. E disse-me: "Sabe, Faustina, decerto você vai morrer. A irmã deve estar sofrendo muito". - Respondi que hoje estou sofrendo mais que nos outros dias, mas que isso nada significava, pois, para salvar almas, nada era demais. Ó Jesus Misericordioso, dai-me as almas dos pecadores.

843(226) 24.12.[1936]. Hoje, durante a santa Missa, estive particularmente unida com Deus e com a Sua Mãe Imaculada. A humildade e o amor da Virgem Imaculada permeavam a minha alma. Quanto mais imito a Mãe de Deus, tanto mais profundamente conheço a Deus. Oh, que inconcebível saudade envolve a minha alma. Jesus, como podeis deixar-me ainda neste exílio? O anseio por Vós me faz morrer. Cada vez, que tocais a minha alma, causais em mim uma imensa ferida. O amor e o sofrimento andam juntos e, no entanto, eu não trocaria essa dor, causada por Vós, por qualquer outro tesouro, porquanto é uma dor de inconcebíveis delícias, e é uma mão amorosa que produz essas feridas na alma.

844A irmã K.[366] veio à tarde e levou-me para passar a festa de Natal em casa. Eu me alegrava por estar, de novo, com a comunidade. Passando pela cidade[367], eu imaginava que era Belém. Vendo todas as pessoas apressadas, pensei: "Quem medita hoje sobre esse Mistério em recolhimento e silêncio?". Ó Virgem Imaculada, Vós hoje estais viajando, e eu estou em viagem. Sinto que (227) a viagem de hoje tem o seu significado. Ó Virgem resplandecente, pura como o cristal, toda submersa em Deus, entrego-vos minha vida interior. Fazei tudo de forma que seja agradável ao vosso Filho. Ó minha Mãe, eu desejo tão ardentemente que me entregueis o Menino Jesus durante a Missa do Galo. - E senti no fundo da alma uma presença de Deus tão viva que fazia esforços para conter a alegria, para não dar a conhecer exteriormente o que se estava passando na minha alma.

845Antes da ceia, entrei por um momento na capela para, em espírito, repartir o pão ázimo[368], com as pessoas caras ao meu coração. Apresentei-as todas as Jesus pelo nome e pedi graças para elas, mas não foi só; recomendei ao Senhor os perseguidos, os sofredores e aqueles que não conhecem o Seu Nome, especialmente os pobres pecadores. Ó Jesus Menino, peço-Vos ardentemente: acolhei-os todos no mar da Vossa inconcebível misericórdia. Ó doce Menino Jesus, aqui tendes o meu coração, que ele seja para Vós uma morada amena e confortável. Ó majestade imensurável, como Vos aproximastes docemente de nós! (228) Aqui não existe pavor dos raios do grande Yahvé, aqui está o doce Menino Jesus. Aqui, nenhuma alma tem medo, embora a Vossa majestade não tenha sido diminuída, mas apenas ocultada. - Após a ceia eu me senti muito cansada, sofria muito; tive que me deitar, porém fiquei velando com a Mãe Santíssima, aguardando a vinda do pequeno Menino.

84625.12.[1936]. Missa do Galo. Durante a santa Missa, a presença de Deus inundou-me toda. Um pouco antes da elevação vi a Mãe, o pequeno Jesus e São José[369]. A Mãe Santíssima disse-me estas palavras: Minha filha Faustina, aqui tens o mais precioso Tesouro - e entregou-me o Menino Jesus. Quando tomei Jesus nos meus braços, a minha alma sentiu uma alegria tão inexplicável que não tenho condições de descrevê-la. Mas, coisa estranha, em seguida Jesus tornou-se pavoroso, horrendo, adulto, torturado - e desapareceu a visão, e era quase a hora da santa Comunhão. Quando recebi Nosso Senhor na santa Comunhão, a minha alma tremia toda sob a influência da presença de Deus. Um dia depois, vi o Menino Deus (229) por um breve instante, durante a elevação.

847No segundo dia das festas esteve aqui o frei Andrasz para celebrar a santa Missa, durante a qual também vi o Menino Jesus. À tarde, fui me confessar. O padre não me deu resposta a certas perguntas que se relacionavam com a obra - disse: "Quando a irmã estiver boa, então conversaremos concretamente. Por agora, procure aproveitar as graças que Deus lhe está concedendo e procure recuperar a sua saúde e, no mais - a irmã sabe como deve conduzir-se e como guiar-se nessas coisas". Por penitência o padre mandou que eu rezasse o Terço que Jesus tinha me ensinado.

848Enquanto recitava esse Terço, ouvi uma voz: Oh, que grandes graças concederei às almas que recitarem este Terço. As entranhas da Minha misericórdia comovem-se por aqueles que recitam este Terço. Anota estas palavras, Minha filha, fala ao mundo da Minha misericórdia; que toda a humanidade conheça a Minha insondável misericórdia. Este é o sinal para os últimos tempos. Depois dele virá (230) o dia da justiça. Enquanto é tempo, recorram à fonte da Minha misericórdia, tirem proveito do Sangue e da Água que jorraram para eles. Ó almas humanas, onde vos escondereis no dia da ira de Deus? Recorrei agora à fonte da misericórdia de Deus. Oh, que grande número de almas - estou vendo - que glorificaram a misericórdia divina e cantarão o cântico de glória pelos séculos.

84927.12.[1936]. Hoje, voltei ao meu lugar de solidão[370]. A viagem foi agradável, porque vinha comigo certa pessoa[371] que estava levando uma criança para ser batizada. Nós a levamos até a igreja de Podgórze[372]. Para que ela pudesse descer, colocou a criança nos meus braços. Quando tomei a criança nos meus braços, eu a ofereci para Deus em fervorosa oração, para que um dia ela desse ao Senhor uma glória especial. Senti na alma que o Senhor olhou de maneira especial para essa almazinha. Quando chegamos a Prądnik, a irmã N.[373] me ajudou a levar o pacote. Ao entrarmos no quarto, vimos um lindo anjo feito de papel, com a inscrição: Gloria in... Penso que deve ter sido enviado por aquela (231) irmã doente, a quem mandei o pinheirinho.

850E, assim, passaram-se as festas do Natal. Nada consegue apaziguar a saudade da minha alma. Anseio por Vós, ó meu Criador e eterno Deus! Nem as solenidades, nem os belos cantos aquietam minha alma, mas despertam em mim uma saudade cada vez maior. Só de me lembrar de Vosso Nome, o meu espírito anseia por Vós, Senhor.

85128.12.[1936]. Hoje comecei uma novena à Misericórdia Divina. Isto é, transporto-me, em espírito, para diante da Imagem e recito o Terço que o Senhor me ensinou. Tive a visão dessa Imagem, no segundo dia da novena, como se estivesse viva, com inúmeros votos pendurados ao seu redor, e vi grandes multidões de pessoas que ali chegavam, muitas delas radiantes de felicidade. Ó Jesus, com que alegria pulsou o meu coração! Estou fazendo esta novena na intenção de duas pessoas, ou seja, do arcebispo[374] e do padre Sopoćko. Peço ardentemente a Deus que inspire o arcebispo para que se digne aprovar aquele Terço tão agradável a Deus e também a Imagem, a fim de que não adie e não atrase essa obra...

852(232) Hoje, de repente, atravessou-me o olhar do Senhor como um relâmpago, com o que conheci as mais pequenas faltas da minha alma e, conhecendo o meu nada até o fundo, caí de joelhos, pedi perdão ao Senhor e com grande confiança mergulhei na Sua infinita misericórdia. Um tal conhecimento não me oprime, não me afasta de Deus, mas, antes, desperta em mim um amor ainda maior e uma confiança sem limites. A contrição do meu coração está sendo unida ao amor. Essas excepcionais iluminações divinas formam a minha alma. Ó doce raio de Deus, ilumina-me até na mais recôndita profundeza, porque desejo atingir a máxima pureza de coração e alma!

853À noite, a minha alma foi dominada por uma grande saudade. Peguei o livrinho[375] com a Imagem de Jesus Misericordioso e estreitei-o ao coração, e da minha alma saíram estas palavras: "Jesus, Amor eterno, por Vós vivo, por Vós morro e Convosco desejo unir-me". - Então vi o Senhor em beleza inconcebível, o qual olhou para mim bondosamente e disse: (233) Minha filha, também Eu por teu amor desci do céu, por ti vivi, por ti morri e para ti criei o céu. E Jesus me estreitou ao Seu Coração, dizendo: Já não vai demorar muito; fica tranquila, Minha filha. Quando fiquei sozinha, a minha alma ficou inflamada pelo desejo de sofrer até o momento em que o Senhor disser: "Basta". E, ainda que eu tivesse que viver milhares de anos, vejo sob a luz divina que é apenas um momento. † Almas (pensamento interrompido).

85429.12.[1936]. Hoje, depois da Comunhão, ouvi esta voz na alma: Minha filha, fica vigilante, porque virei inesperadamente. Jesus, não me quereis dizer a hora que eu aguardo com tanta ansiedade?. - Minha filha, para o teu próprio bem o saberás, mas não agora; fica vigilante. Ó Jesus, fazei de mim o que quiserdes! Sei que sois o Salvador misericordioso e sei que não sereis diferente para mim na hora da morte. Se agora me demonstrais tanto amor especial e Vos dignais unir-Vos a mim tão confidencial e bondosamente, espero (234) mais ainda na hora da morte. Vós, Senhor meu Deus, não podeis mudar, sois sempre o mesmo. O céu pode mudar e tudo o que é criado, mas Vós, Senhor, sois sempre o mesmo, permanecereis pelos séculos - e, portanto, vinde como quiserdes e quando quiserdes. Pai de infinita misericórdia, eu, Vossa filha, aguardo com ansiedade a Vossa vinda. Ó Jesus, Vós dissestes no santo Evangelho: "Pela tua boca te julgarei" - portanto, Jesus, eu sempre falo da Vossa inconcebível misericórida, e por isso confio que me julgareis segundo a Vossa inescrutável misericórdia.

85530.12.[1936]. O ano está chegando ao fim. Hoje fiz o retiro mensal. O meu espírito aprofundou-se nos benefícios com que Deus me cumulou no decorrer do ano todo. A minha alma tremeu à vista da enormidade das graças do Senhor. Elevou-se da minha alma um hino de ação de graças para Deus. Mergulhei uma hora inteira em adoração e ação de graças, refletindo sobre os vários benefícios de Deus, e também sobre as minhas pequenas imperfeições. (235) Tudo o que este ano encerrou em si calou fundo no abismo da eternidade. Nada se perde; alegro-me porque nada se perde.

856†30.12.[1936]. Retiro de um dia.

Na meditação da manhã, senti má vontade e aversão por tudo que é criado. Tudo é pálido aos meus olhos, o meu espírito está desprendido de tudo, desejo unicamente a Deus e, no entanto, tenho que viver. É um martírio impossível de ser descrito. Deus comunica-se à alma de maneira amorosa e a atrai para a profundeza inescrutável da Sua Divindade, mas ao mesmo tempo a deixa aqui na terra unicamente para que sofra e agonize de saudade Dele. E esse amor forte é tão puro que o próprio Deus se deleita nele, e o amor-próprio não tem parte nas suas ações, porque aí tudo é repassado de amargor, e portanto inteiramente puro. A vida é uma morte contínua, dolorosa e terrível e, ao mesmo tempo, é o âmago da verdadeira vida, da felicidade inconcebível e da força de espírito, e assim [a alma] é capaz de grandes feitos por Deus.

857(236) † De noite, rezei por várias horas, primeiramente pelos pais e parentes, pela madre geral e toda a congregação e as educandas, por três sacerdotes[376] aos quais devo muito. Percorri o mundo em todas as direções e agradeci à inescrutável misericórdia de Deus por todas as graças concedidas aos homens, e pedi perdão por todas as ofensas cometidas.

858Durante as vésperas, vi Jesus, que me olhou com doçura, bem fundo na alma. Minha filha, tem paciência, agora falta pouco. Esse olhar profundo e essas palavras introduziram em minha alma força e vigor, coragem e uma extraordinária confiança de que cumprirei tudo o que me é exigido, apesar das enormas dificuldades, e essa estranha convicção de que o Senhor está comigo, e de que com Ele tudo posso. Não me importo com todos os poderes do mundo e de todo o inferno; tudo tem que desabar diante do poder do Seu Nome. Deposito tudo em Vossas mãos, ó meu Senhor e meu Deus. Único guia da minha alma, guiai-me de acordo com os Vossos eternos desígnios.

859(237) J.M.J. Cracóvia-Prądnik, 01.01.1937 Jesus, eu confio em Vós!

† Hoje, à meia-noite, disse adeus ao ano velho de 1936 e saudei o ano de 1937. Mas, foi com tremor e medo que, na primeira hora do ano, enfrentei este novo período. Jesus Misericordioso, Convosco irei com bravura e coragem para o combate e as batalhas. Em Vosso Nome, conseguirei tudo e tudo vencerei. Meu Deus, bondade infinita, peço-Vos que me acompanhe sempre e em tudo a Vossa infinita misericórdia.

Ao começar este ano, envolve-me o medo de viver, mas Jesus me tira desse medo, dando-me a conhecer que grande glória Lhe trará essa obra da misericórdia.

860Existem momentos na vida em que a alma encontra alívio apenas na oração profunda. Queira Deus que, em momentos assim, as almas possam perseverar na oração, isso é muito importante.

(238) J.M.J.

Jesus, eu confio em Vós!

† Propósitos para o ano de 1937, dia 1, mês I

861Propósito particular: continuação da mesma coisa, isto é - permanecer unida com Cristo misericordioso e precisamente perguntar: como faria Cristo neste ou naquele caso? E envolver espiritualmente o mundo todo, especialmente a Rússia e a Espanha.

Propósitos gerais

I. Estrita observância do silêncio - silêncio interior.

II. Em cada irmã ver a imagem de Deus, de onde deve decorrer todo o amor ao próximo.

III. Em todos os momentos da vida cumprir, fielmente, a vontade de Deus e viver nela.

IV. Prestar contas detalhadamente de tudo ao diretor e não empreender nada de mais importante sem se entender com ele. Procurarei desvendar claramente diante dele as mais ocultas profundezas da minha alma, lembrando-me (239) de que estou tratando com o próprio Deus, embora esteja sendo representado apenas por um ser humano; oração diária pedindo luzes para ele.

V. No exame de consciência da noite fazer-me a pergunta: "E se me chamasse hoje?..."

VI. Não procurar a Deus longe, mas conviver com Ele a sós no meu próprio interior.

VII. Nos sofrimentos e tormentos refugiar-me no sacrário e calar-me.

VIII. Unir aos méritos de Cristo todos os sofrimentos, orações, trabalhos, mortificações, com o objetivo de obter misericórdia para o mundo.

IX. Aproveitar os momentos livres, ainda que curtos, para rezar pelos agonizantes.

X. Que não haja um dia na minha vida em que eu não recomende fervorosamente as obras da nossa congregação. Nunca ter em consideração o respeito humano.

XI. Com ninguém ter familiaridade. Diante das meninas - firmeza benévola, paciência sem limites, puni-las severamente, mas com punições deste genêro: oração e sacrifício de mim mesma; a força contida no aniquilamento de mim mesma na intenção delas é para (240) elas um contínuo remorso de consciência, e enternecem-se os seus duros corações.

XII. A presença de Deus é o fundamento de todas as minhas ações, palavras e pensamentos.

XIII. Aproveitar toda a ajuda espiritual. Colocar o amor-próprio sempre no seu devido lugar - isto é, no último. Fazer os exercícios espirituais como se os estivesse fazendo pela última vez na vida, e dessa maneira cumprir todas as minhas obrigações.

86202.01.[1937]. Nome de Jesus. Oh, como é grande o Vosso Nome, ó Senhor! Ele é o vigor da minha alma. Quando as forças me abandonam e as trevas invadem a minha alma, o Vosso Nome é o sol, cujos raios iluminam, mas também aquecem. Sob a influência do Vosso Nome a alma torna-se bela e brilhante, Dele extraindo o esplendor. Quando ouço o dulcíssimo Nome de Jesus - o meu coração bate mais forte, e existem momentos em que, ouvindo o Nome de Jesus, sinto-me desfalecer. O meu espírito anseia por Ele.

863(241) Este dia é para mim especialmente grande; neste dia fui pela primeira vez tratar da pintura da Imagem[377]. Nesse dia, a misericórdia divina recebeu, pela primeira vez, honras especiais exteriormente, embora seja conhecida há muito tempo, mas agora da forma como o Senhor o desejava. Esse dia do dulcíssimo Nome de Jesus lembra-me muitas graças especiais.

86403.01.[1937]. Hoje veio visitar-me a madre superiora da congregação que presta serviços no hospital, com uma de suas irmãs[378]. Ficamos conversando um bom tempo sobre coisas espirituais. Conheci que é uma grande asceta, e por isso foi agradável a Deus a nossa conversa.

Hoje veio visitar-me uma moça; conheci que estava sofrendo - não tanto no corpo quanto na alma. Consolei-a como pude, mas as palavras do meu consolo não foram suficientes. Era uma pobre órfã, tinha a alma mergulhada na amargura e na dor. Abriu-me o íntimo e contou-me tudo. Compreendi (242) que simples palavras de consolo não lhe seriam suficientes. Pedi fervorosamente ao Senhor por essa alma e ofereci a Deus a minha alegria, para que a desse para ela, e de mim colhesse todo o sentimento de alegria. E o Senhor ouviu a minha oração - pois fiquei somente com o consolo de ela ter sido confortada.

865Adoração. Primeiro domingo. Durante a adoração fui de tal forma impelida a agir[379] que comecei a chorar e disse ao Senhor: "Jesus, Vós não devíeis impelir-me, mas dar tal inspiração àqueles que Vós sabeis estarem atrasando esta obra". E ouvi estas palavras: Minha filha, fica tranquila; já não vai demorar muito.

866Durante as vésperas ouvi estas palavras: Minha filha, desejo descansar no teu coração, pois muitas almas expulsaram-Me hoje de seus corações, e senti uma tristeza mortal. Procurei consolar o Senhor, oferencendo-Lhe mil vezes o meu amor. Senti na minha alma uma aversão ao pecado.

867(243) † O meu coração se alimenta de contínua amargura, visto que desejo ir ter Convosco, Senhor, na plenitude da vida. Ó Jesus, que terrível deserto me parece esta vida. Não existe nesta terra alimento para o meu coração e para a minha alma; sofro de saudade por Vós, Senhor. Vós me deixastes, Senhor, a Hóstia santa, mas Ela inflama ainda mais a saudade que minha alma sente por Vós, Deus eterno e meu Criador. Jesus, desejo unir-me a Vós, dignai-Vos ouvir os suspiros de Vossa esposa. Oh, como sofro por não poder ainda unir-me a Vós, mas seja feito segundo os Vossos desígnios.

86805.01.1937. Na noite de hoje, vi um certo sacerdote que estava necessitando de oração em determinado assunto. Rezei fervorosamente, porque esse assunto importa muito também para mim. Agradeço-Vos, ó Jesus, por essa bondade.

869Ó Jesus, misericórdia! Envolvei o mundo todo e estreitai-me ao Vosso Coração... Permiti, Senhor, que minha alma descanse no mar da Vossa inescrutável misericórdia.

870(244) 06.01.1937. Hoje, durante a santa Missa, mergulhei inconscientemente na infinita majestade de Deus. Toda a imensidão do amor de Deus inundou a minha alma. Nesse momento especial conheci o quanto Deus rebaixou-se por mim - Aquele que é o Senhor dos senhores. - E o que sou eu, miserável, para assim conviverdes comigo? O espanto que me dominou depois dessa graça especial permaneceu muito vivo o dia inteiro. Aproveitando-me da familiaridade que o Senhor me concede, pedi-Lhe pelo mundo todo. Nesses momentos, parece-me que o mundo todo depende de mim.

871† Meu Mestre, fazei que o meu coração não espere ajuda de ninguém, mas que procure sempre levar ajuda, consolo e todo alívio aos outros. Tenho sempre o coração aberto aos sofrimentos dos outros e não fecho o meu coração para aquele que sofre, mesmo que por isso tenha sido ironicamente chamada de "lixeira", isto é, que cada um joga (245) a sua dor no meu coração; respondi que todos têm um lugar em meu coração, e eu, em compensação, o tenho no Coração de Jesus. As observações maliciosas com respeito a esse direito ao amor não estreitarão o meu coração. Minha alma é sempre sensível nesse ponto, e apenas Jesus é meu estímulo para o amor ao próximo.

87207.01.[1937]. Durante a Hora Santa, o Senhor concedeu-me participar da Sua Paixão. Dividi com Ele a amargura da dor de que estava repleta a Sua alma. Jesus deu-me a conhecer como a alma deve ser fiel à oração, apesar dos tormentos, da aridez e das tentações, porque em grande parte e principalmente de uma oração assim depende, às vezes, a concretização de grandes desígnios de Deus. E, se não perseverarmos nessa oração, transtornamos o que Deus queria realizar através de nós, ou em nós. Que toda alma se lembre destas palavras: "E, estando em agonia, rezou mais longamente". Eu sempre prolongo uma oração assim, na medida das minhas possibilidades e de acordo com os meus deveres.

873(246) 08.01.[1937]. Na sexta-feira de manhã, quando me dirigia à capela para participar da santa Missa, vi de repente na calçada um grande arbusto de zimbro e, nele, um horrível gato que, olhando maldosamente para mim, não me deixava entrar na capela. Mas bastou o Nome de Jesus procunciado uma só vez, e tudo se dispersou. Ofereci o dia todo pelos pecadores agonizantes. Durante a santa Missa, senti de maneira especial a proximidade do Senhor. Após a santa Comunhão olhei com confiança para o Senhor e disse para Ele: "Jesus, como desejo dizer-Vos uma coisa" - e o Senhor olhou com amor para mim e perguntou: E o que é que desejas dizer-Me? - "Jesus, peço-Vos, pelo inconcebível poder da Vossa misericórdia, que todas as almas que hoje falecerem sejam livradas do fogo do inferno, ainda que sejam os maiores pecadores. Hoje é sexta-feira, memorial da Vossa amarga agonia na cruz, e os anjos não se admirarão disso porque a Vossa misericórdia é inconcebível." - E Jesus estreitou-me ao Seu Coração e disse: Filha (247) querida, conseguiste conhecer bem a profundidade da Minha misericórdia. Farei como pedes, mas une-te continuamente ao Meu Coração agonizante e satisfaz a Minha justiça. Deves saber que Me pediste uma grande coisa, mas vejo que foste levada pelo puro amor para Comigo e, por isso, satisfaço o teu pedido.

874Maria, Virgem Imaculada, colocai-me sob a vossa especial proteção, cuidai da pureza da minha alma, do meu coração e do meu corpo. Vós sois o modelo e a estrela da minha vida.

875Hoje tive um grande sofrimento no momento em que as nossas irmãs vieram me visitar. Soube de uma coisa que feriu muito o meu coração; no entanto, dominei-me de tal modo que as irmãs de nada se aperceberam. Essa dor dilacerou o meu coração por um bom tempo, mas tudo isso é pelos pobres pecadores... Ó Jesus, pelos pobres pecadores... Jesus, minha força, ficai junto de mim, ajudai-me...

876(248) 10.01.1937. Hoje pedi ao Senhor que me desse forças de manhã, para que eu pudesse ir comungar. Meu Mestre, peço-Vos de todo o meu sedento coração, se for segundo a Vossa santa vontade, dai-me os sofrimentos e as fraquezas que quiserdes, eu desejo sofrer o dia e a noite toda, mas peço-Vos ardentemente, fortificai-me para o momento em que devo receber a santa Comunhão. Vós vedes, Jesus, que aqui não trazem a santa Comunhão aos doentes e, assim, se não me fortalecerdes para esse momento, a fim de que eu possa descer à capela, como Vos receberei no mistério do Amor? - E sabeis como o meu coração anseia por Vós. Ó meu doce Esposo, para que tantas explicações? Vós sabeis como Vos desejo ardentemente e, se quiserdes, podereis fazê-lo por mim. - No dia seguinte, pela manhã, eu senti como se estivesse inteiramente bem, tinham cessado os desmaios e fraquezas. Contudo, quando voltei da capela, todos esses sofrimentos e fraquezas logo voltaram, como se estivessem esperando por mim; no entanto, não tinha medo deles (249) de maneira nenhuma, pois havia me fortalecido com o Pão dos fortes. Olho corajosamente para tudo, até para a própria morte, firmando nela o meu olhar.

877† Ó Jesus, oculto na Hóstia, meu doce Mestre e fiel Amigo, oh, como está feliz a minha alma por eu ter um amigo assim, que sempre me faz companhia! Não me sinto sozinha, apesar de estar isolada. Jesus-Hóstia, nós nos conhecemos - isso me basta.

87812.01.1937. Hoje, quando o médico veio me visitar, parecia que não ficou satisfeito comigo. De fato, eu estava sofrendo mais e a febre aumentou sensivelmente, por isso decidiu que eu não devia ir comungar até que a febre baixasse por completo. Respondi: "Está bem", embora se me apertasse de dor o coração. Mas disse que iria, se não tivesse febre. Então, ele consentiu. Quando o médico saiu, eu disse ao Senhor: "Jesus, agora depende de Vós se devo ir ou não", e já nem pensava nisso, embora a cada momento me viesse ao pensamento: eu não vou poder (250) receber Jesus - não, isso é impossível - e não apenas uma vez, mas alguns dias, até que a febre baixe. Mas à noite eu disse ao Senhor: "Jesus, se Vos são agradáveis as minhas santas Comunhões, peço-Vos humildemente, fazei que amanhã cedo eu não tenha uma só risca de febre".

Pela manhã, medi a temperatura e pensei comigo que, se houvesse uma só pontinha de febre, já não me poderia levantar, pois isso seria contrário à obediência. Mas, quando tirei o termômetro - não tinha mais febre. Pulei imediatamente da cama e fui comungar. Quando o médico veio e eu lhe disse que não tinha tido febre e que fora comungar - ele ficou admirado e eu lhe pedi que não me dificultasse a ida à santa Comunhão, pois isso influiria negativamente no meu tratamento. O médico me respondeu: "Para ter a consciência tranquila e, ao mesmo tempo, não lhe criar dificuldades, vamos combinar o seguinte: quando fizer tempo bom, não chover, e a irmã se sentir bem, então pode ir, mas que a irmã cuide disso em sua consciência". - Alegrei-me por ver que o médico tem tanta consideração (251) para comigo. Vedes, Jesus, já fiz o que dependia de mim; agora, conto Convosco e estou inteiramente tranquila.

879Hoje vi o frei Andrasz enquanto celebrava a santa Missa. Antes da elevação vi o Menino Jesus, que estava muito contente, com as mãozinhas estendidas e, em seguida, já não vi mais nada. Encontrava-me de novo no meu quarto e continuei a fazer a ação de graças. No entanto, mais tarde pensei comigo: por que o Menino Jesus estava tão alegre? Pois nem sempre está tão alegre como O tinha visto. Então, ouvi interiormente estas palavras: Porque Me sinto bem no coração dele. - E não me admirei disso em absoluto, porque sei que o frei ama muito a Jesus.

880A minha união com os agonizantes continua a ser estreita. Oh, como é incompreensível a misericórdia de Deus, permitindo que, pela minha pobre oração, leve ajuda aos agonizantes. Na medida das minhas possibilidades, procuro estar junto de cada agonizante. Tenham confiança em Deus, porque é bom e inconcebível, e a Sua misericórdia ultrapassa o nosso entendimento.

881(252) 14.01.1937. Hoje Jesus entrou no quarto vestido de branco, cingido por um cinto de ouro, e toda a Sua figura resplandecia em grande majestade. Ele disse: Minha filha, por que te entregas a pensamentos de temor? - Respondi: "Senhor, Vós sabeis por quê." - E disse-me: Por quê? - "Essa obra me atemoriza, Vós sabeis que sou incapaz de cumpri-la." - E disse-me: Por quê? - "Vedes bem que não tenho saúde, não tenho instrução, não tenho dinheiro, sou um abismo de miséria, tenho medo de conviver com as pessoas. Jesus, eu desejo apenas a Vós, e Vós podeis livrar-me de tudo isso." - E me disse o Senhor: Minha filha, o que disseste é verdade. És muito miserável, e achei bom realizar a obra da misericórdia justamente através de ti, que és a própria miséria. Não temas, pois não te deixarei sozinha. Faz por essa causa o que puderes, Eu farei tudo o que não conseguires. Tu sabes o que está em teu poder - então realiza-o. - O Senhor olhou no fundo do meu ser com muita bondade; e de tal maneira que julguei que morreria de felicidade sob esse olhar. O Senhor desapareceu, mas a minha alma ficou repleta de alegria, (253) vigor e poder para a ação. Contudo, continuava admirada que o Senhor não me quisesse dispensar, nada alterando no que uma vez falou. Apesar de todas essas alegrias, sempre há uma sombra de dor. Vejo que o amor e a dor andam juntos.

882Não tenho muitas visões desse tipo, porém com mais frequência convivo com o Senhor de maneira mais profunda. Os sentidos ficam adormecidos e, ainda que de um modo invisível, todas as coisas se tornam mais reais e mais claras do que se as visse com os meus olhos. A mente conhece mais num momento desses do que por longos anos de profunda reflexão e meditação, tanto em relação à natureza de Deus como em relação às verdades reveladas, e também quanto ao conhecimento da própria miséria.

883Nessa união com o Senhor nada me perturba, nem a conversa com o próximo, nem qualquer obrigação. Ainda que eu tenha que resolver os assuntos mais importantes, coisa alguma me perturba. O meu espírito está com Deus, o meu interior está cheio de Deus, e portanto não O procuro fora (254) de mim. Ele, o Senhor, transpassa a minha alma como o raio de sol atravessa o vidro puro. Nem mesmo com a minha mãe, quando estava encerrada em seu ventre, eu estava assim tão unida como estou com meu Deus. Ali havia a inconsciência da união. Minhas visões são puramente interiores; e quanto melhor as compreendo, tanto menos as sei expressar em palavras.

884Oh, como é belo o mundo espiritual! E tão real que, em comparação com ele essa vida exterior não passa de pura ilusão e fragilidade.

885Jesus, dai-me força e sabedoria para que eu atravesse esse terrível deserto, e que o meu coração consiga suportar com paciência a saudade de Vós, ó meu Senhor. Permaneço sempre em santa admiração quando sinto que Vos aproximais de mim. Vós, o Soberano daquele trono atemorizador, desceis até este miserável exílio, visitando esta pobre mendiga, que nada tem de seu, além da miséria. Não sei receber-Vos, ó meu Príncipe, mas Vós sabeis que Vos amo com cada pulsar do coração. Eu vejo que Vos rebaixais, mas isso não (255) diminui aos meus olhos a Vossa majestade. Sei que me amais com o afeto de esposo e isso me basta, embora nos separe um grande abismo, porque Vós sois o Criador e eu, a Vossa criatura. No entanto, só o amor explica a nossa união, fora dele tudo se torna incompreensível. Só o amor permite entender tão extraordinárias intimidades em que conviveis comigo. Ó Jesus, Vossa grandeza me atemoriza e eu permanecerei em contínua admiração e temor se Vós mesmo não me tranquilizásseis. Vós me fazeis capaz de conviver Convosco antes de cada uma das aproximações.

88615.01.1937. A tristeza não tem lugar no coração que ama a vontade de Deus. O meu coração, na saudosa ânsia de Deus, experimenta toda esta miséria do exílio. Sigo corajosamente - embora os meus pés se machuquem - até a minha pátria, e nesse caminho fortifico-me com a vontade de Deus, que é o meu alimento. Ajudai-me, também vós felizes moradores da pátria celeste, para que esta vossa irmã não caia pelo caminho. Embora seja terrível o deserto, ando com a cabeça erguida e olho para o Sol - isto é, para o Coração misericordioso de Jesus.

887(256) 19.01.1937. Minha vida decorre atualmente numa tranquila consciência de Deus. Com Ele vive minha alma silenciosa, e essa consciente vida de Deus na minha alma é para mim uma fonte de felicidade e de fortaleza. Não busco a felicidade fora da profundeza da minha alma, na qual reside Deus, disso estou certa. Sinto, entretanto, como que uma necessidade de me dar aos outros. Descobri na alma a fonte da felicidade, isto é, Deus. Ó meu Deus, vejo tudo que me cerca, vejo que tudo está repleto de Deus, principalemnte a minha alma, adornada pela graça de Deus. Começarei a viver já agora com o que vou viver na eternidade.

888O silêncio é uma linguagem tão poderosa que atinge o trono de Deus vivo. O silêncio é a Sua palavra, embora oculta, mas poderosa e viva.

889Jesus, Vós me dais a conhecer e compreender em que consiste a grandeza da alma: não em grandes ações, mas em um grande amor. O amor tem valor e ele dá grandeza aos nossos atos. Embora as nossas ações sejam banais e vulgares por si mesmas, pelo (257) amor tornam-se importantes e poderosas diante de Deus - somente graças ao amor.

890O amor é um mistério que transforma tudo o que toca em coisas belas e agradáveis a Deus. O amor de Deus torna a alma livre - é como um rei que não conhece escravidão, empreende tudo com grande liberdade da alma, pois o amor que mora nela é estímulo para a ação. Tudo que a cerca dá-lhe a conhecer que somente Deus é digno do amor dela. A alma que ama a Deus e Nele submerge, cumpre os seus deveres com a mesma disposição com que vai à santa Comunhão, executando mesmo as tarefas mais simples com grande zelo, sob o olhar amoroso de Deus. Ela não se perturba se alguma coisa, depois de algum tempo, parece não ter dado certo. Mantém-se tranquila, porque no momento de agir fez o que estava ao seu alcance. Quando a presença viva de Deus, da qual desfruta quase continuamente, a abandona, ela procura então viver com fé viva. A alma compreende que há momentos de descanso e momentos de luta. Por sua vontade, ela estaria sempre com Deus. Essa alma é como um cavaleiro, exercitado na batalha, percebe de longe onde está escondido o inimigo e está pronta para (258) a luta. Ela sabe que não está sozinha - Deus é a sua força.

89121.01.[1937]. Hoje, desde manhã estou unida ao Senhor de maneira especial. À noite, veio visitar-me o capelão do hospital. Logo que começamos a conversar senti que o meu espírito começava a mergulhar mais em Deus e perdi a noção do que se passava à minha volta. Pedi ardentemente a Jesus: "Dai-me a capacidade de conversar", e concedeu o Senhor que eu pudesse conversar sem problemas com o padre. Mas houve um momento em que eu não conseguia compreender o que ele dizia; ouvia sua voz, mas não estava ao meu alcance compreendê-lo. Pedi desculpas por não compreender as suas palavras, embora lhe escutasse a voz. Esse é o momento da graça de união com Deus, mas imperfeito, porque exteriormente os sentidos atuam de maneira também imperfeita. Não existe ainda uma total submersão em Deus, ou seja, a suspensão dos sentidos, como muitas vezes acontece, que exteriormente nada se vê, nem se ouve - a alma encontra-se completamente submersa em Deus. Quando recebo uma tal graça, prefiro estar sozinha, e peço a Jesus que (259) me defenda do olhar das criaturas. Realmente, fiquei muito embaraçada diante daquele sacerdote, mas me tranquilizei porque ele já conhecia um pouco a minha alma através da confissão.

892Hoje o Senhor deu-me a conhecer, em espírito, o convento da Misericórdia Divina que, embora muito pobre e bastante modesto, reflete uma grande interioridade. Ó meu Jesus, Vós me concedeis conviver espiritualmente com essas almas, mas talvez os meus pés lá não pisem. Mas bendito seja o Vosso Nome e faça-se o que planejastes.

89322.01.[1937]. Hoje é sexta-feira. A minha alma encontra-se num mar de sofrimentos; os pecadores me tiraram tudo, mas está bem assim, por eles entreguei tudo, para que conheçam Vossa bondade e Vossa infinita misericórdia. Quanto a mim, eu Vos serei fiel em meio às trevas e tempestades.

894Hoje o médico decidiu que não devo ir à santa Missa, mas apenas à santa Comunhão. Desejava ardentemente participar da santa Missa, porém o confessor, de acordo com o médico, disse que eu devia obedecer: "É a vontade de Deus que a irmã fique boa (260) e, por isso, não pode mortificar-se seja com o que for. A irmã seja obediente que logo Deus a recompensará". - Senti que essas palavras do confessor eram palavras de Nosso Senhor e, embora tivesse pena de não participar da santa Missa, em que Deus costumava conceder-me a graça de ver o Menino Jesus, coloquei a obediência acima de tudo.

Mergulhei na oração e rezei a penitência; então, de repente vi o Senhor, que me disse: Minha filha, fica sabendo que Me dás maior glória por um ato de obediência do que por longas orações e mortificações. Oh, como é bom viver sob a obediência, viver com a consciência de que tudo o que faço é agradável a Deus!

89523.01.[1037]. Hoje não tinha vontade de escrever; então ouvi uma voz na alma: Minha filha, não vives para ti, mas para as almas. Escreve para o proveito delas. Sabes que a Minha vontade quanto a escrever já te foi confirmada tantas(261) vezes pelos confessores. Conheces o que Me agrada mais e, se tens dúvida quanto às Minhas palavras, sabes a quem deves perguntar - concedo-lhe luz, para que julgues a Minha causa. O Meu olhar vela por ele. Minha filha, deves ser, diante dele, como uma criança, cheia de simplicidade e sinceridade. Põe a opinião dele acima de todas as Minhas exigências, e ele te conduzirá de acordo com a Minha vontade. Se não permitir que executes as Minhas ordens, fica tranquila, não te julgarei. Esse assunto ficará entre Mim e ele - tu só tens a obrigação de ser obediente.

89625.01[1937]. Hoje a minha alma está afundada na amargura. Ó Jesus, ó meu Jesus, hoje a qualquer um é permitido despejar mais amargura no meu cálice. Não importa se amigo ou inimigo, cada qual pode me causar sofrimento, e Vós, ó Jesus, tendes de me dar vigor e força nestes momentos difíceis. Hóstia santa, sustentai-me e fechai os meus lábios para murmurações e queixas. Quando me calo, sei que irei vencer.

897(262) 27.01[1937]. Sinto que estou sensivelmente melhor de saúde. Jesus me traz das portas da morte à vida, pois já não faltava muito para morrer, e eis que novamente o Senhor me concede a vida plena. Embora ainda tenha que ficar no sanatório, já estou quase completamente curada. Vejo que ainda não se cumpriu em mim, por inteiro, a vontade de Deus; por isso tenho que viver. Mas também sei que, se eu cumprir tudo o que Deus decidiu a meu respeito na terra, não me deixará por mais tempo no exílio, porque a minha casa é o céu. Mas, antes de irmos para a pátria[380], temos que cumprir a vontade de Deus na terra, isto é - temos que passar por provações e lutas.

898Ó meu Jesus, que me devolveis a saúde e a vida, dai-me a força para lutar, porque sem Vós nada consigo fazer. Dai-me forças porque Vós tudo podeis. Vedes que sou uma criança fraca e nada posso.

Reconheço todo o poder da Vossa misericórdia e confio que me dareis tudo de que necessita a Vossa frágil filha.

899(263) Como desejei a morte! Não sei se, alguma vez na vida, ainda terei tamanha saudade de Deus. Havia momentos em que eu desfalecia por Ele. Oh, como é feia a terra quando se conhece o céu! Tenho que fazer um esforço para viver. Ó vontade de Deus, só tu és meu alimento!

900Ó vida cinzenta e cheia de incompreensões! É um exercício de paciência. Exercita-se a minha paciência, mas dá-me também a experiência. Compreendo e aprendo muitas coisas em cada dia que passa e não só vejo o pouco que sei, mas ainda descubro constantemente falhas no meu procedimento. Porém isso não me desanima e, antes, agradeco a Deus por se dignar conceder-me Sua luz no conhecimento de mim mesma.


>> Caderno II de 901 a 1000

 

 

 

Referência

Livro Santa Irmã Maria Faustina Kowalska - Diário - A Misericórdia Divina na minha alma.